FAQ (Frequently Asked Questions) CLOSTAT- Suíno
1. O que é probiótico?
Probióticos, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), são microrganismos vivos, que quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro.
2. Todos os probióticos são iguais?
Existe uma grande variedade de produtos comerciais classificados como probióticos. Eles podem ser bactérias, células de levedura ou ambos; podem ser compostos por cepa única ou multicepas e com ou não formação de esporos. Sua eficácia depende das doses aplicadas e duração do uso. Porém, por serem vivas, as cepas precisam sobrevier ao processo de fabricação da ração (mistura e peletização) e à passagem no sistema digestivo, além de ser compatível com antibióticos e/ou ácidos orgânicos que podem estar presentes na ração.
3. O que é o CLOSTATTM?
CLOSTATTM é o probiótico da KEMIN, com Bacillus subtilis PB6, patenteado pela Kemin. No mercado desde 2003, gerando diversos casos de sucesso em suínos, aves e ruminantes. Atualmente utilizado em todas as regiões atendidas pela KEMIN no mundo.
4. Qual o modo de ação do CLOSTATTM?
Podemos dizer que o CLOSTATTM tem três modo de ação: 1) O PB6 produz o metabólito surfactina que pomove lise na membrana de bactérias patogênicas como o Clostridium; 2) Promove aumento de bactérias benéficas como Lactobacillus e Bifidobacterium no intestino; 3) Promove melhora na estrutura intestinal como aumento da altura das microvilosidades e profundidade de criptas.
5. Todos os Bacillus subtilis têm a ação contra Clostridium?
Não, existem muitas cepas diferentes de Bacillus subtilis e cada uma tem suas características próprias. A KEMIN, através de ensaios, garante que o PB6 promove essa ação. É necessário avaliar cada cepa para ter a garantia dessa ação.
6. O CLOSTATTM pode ser utilizado com melhoradores de desempenho, ácido orgânicos e zinco. Todos os probióticos podem?
Não. A KEMIN possui estudos em que avaliou a compatibilidade do seu produto (CLOSTATTM) com esses compostos. Esses estudos devem ser específicos ao probiótico/cepa.
7. CLOSTATTM é indicado para suínos? Por que?
Pelas ações do PB6, o CLOSTATTM é uma exelente ferramenta de controle de diarréia em leitões em que o Clostridium pode estar presente, como na fase de maternidade. Como a matriz é fonte de contaminação para o ambiente e o leitão, ao fornecer o CLOSTATTM antes delas entrarem nas instalações de maternidade, conseguimos baixar a contaminação nelas, e consequentemente no ambiente. E em avaliação foram comprovados os benefícios do uso na fase de creche ao substituir os melhoradores de desempenho.
8. Quero controlar diarreia em leitões. Posso usar apenas na fase de lactação?
O uso apenas na fase de lactação terá benefícios sobre a performance do leitão como consequência da melhor saúde da matriz. Entretanto, para controle de diarreia nos leitões, o ideal é iniciar o fornecimento do CLOSTATTM ainda na fase de gestação. Pois a matriz ao chegar na maternidade contamina o ambiente onde futuramente o leitão irá se contaminar. Ao usar na fase de gestação, a matriz, pelo efeito do CLOSTATTM sobre a sua saúde intestinal e ao baixar a população de bactérias patogênicas, principalmente Clostridium, reduz a contaminação ambiental e assim teremos melhor controle da diarreia de leitões.
9. Quero promover saúde para o leitão. Posso iniciar na primeira ração?
O ideal é iniciar com as matrizes. As matrizes são fonte de imunidade e probióticos, via colostro/leite. Ainda que apresentem aparência saudável, elas carregam cargas de bactérias patogênicas, e, são também, a primeira fonte de contaminação para os leitões. Apenas uma matriz saudável irá garantir imunidade e produtividade adequada para seus leitões, o desempenho na maternidade e a qualidade do leitão no desmame serão determinantes para o desempenho do animal até o abate.
10. Quais os diferenciais do CLOSTATTM?
O CLOSTATTM é uma tecnologia patenteada da KEMIN, considerada natural, pois vem de animal saudável. Desde seu lançamento, coleciona diversas pesquisas, casos de sucesso e avaliações em todo o mundo, comprovando sua eficácia e benefícios em todas as espécies para as quais o produto é indicado (suínos, aves, ruminante e aqua). No Brasil temos relatos que comprovam os benefícios do CLOSTATTM no controle de diarreia em leitões e melhor performance na fase de creche em diferentes regiões e clientes de suínos. E finalmente, o cliente ainda tem a vantagem dos serviços oferecidos pela Kemin: a ação do CLOSTATTM sobre a cepa de Clostridium isolada de sua própria granja e ainda a recuperação de PB6 pós peletização. O nosso CLS (Laboratório de serviço para cliente) garante a recuperação específica do PB6 e não de qualquer outro Bacillus que pode estar na ração.
Bem vindo a 3tres3
Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.
Já somos 153588 Usuários!
Cadastre-seJá é usuário?