Qual a quantidade de água que um leitão precisa?
É fato que a água é o nutriente mais importante para todos os seres vivos… e é por isso que o manejo da água é tão importante na creche, especialmente para os leitões recém-desmamados. Ao nascer, a água representa até 80% do peso corporal de um leitão e diminui para aproximadamente 50% em um suíno quando este atinge o peso de abate de acordo com estudo “Water in Swine Nutrition” publicado pela Kansas State University em 2019.
Muitas vezes, é difícil garantir que os leitões recém-desmamados procurem água e bebam nos primeiros dias de alojamento. Com o stress de deixar a maternidade, mudar para a creche, em um novo ambiente, além de ser colocado em uma baia com outros animais, a desidratação é um dos maiores desafios enfrentados por esses leitões.
ENTÃO, QUAL A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE UM LEITÃO PRECISA?
Suínos em crescimento requerem cerca de 2,6 litros de água por quilograma de ração ingerida, mas em condições de estresse por calor, a proporção pode aumentar para até 3,5 vezes a ingestão de ração de acordo com um estudo do Dr. Patience publicado pela Iowa State University, em 2019. É por isso que é fundamental que o manejo na granja forneça o suporte adequado para garantir que esses leitões sejam hidratados e não sofram atrasos quando começarem a crescer.
QUAL TIPO DE APOIO PODE SER DADO?
Primeiro, é necessário que haja bebedouros suficientes com fluxo de água suficiente para garantir o acesso dos leitões a água fresca e hidratação adequada. Como recomendação geral, a proporção de bebedouro para leitão em uma creche é de um bebedouro para cada 10 a 15 leitões. Aqui, o fluxo de água torna-se crítico para garantir que os leitões recebam água suficiente, mas não tanto a ponto de desperdiçar muita água. O fluxo recomendado é de cerca de 235mL a 475mL por minuto, sendo a taxa de fluxo ideal de 350mL por minuto para obter o equilíbrio correto entre ingestão de água e desperdício de água (Brooks e Carpenter, 1990).
Segundo, os eletrólitos, assim como suplementos nutricionais em gel devem ser administrados para ajudar a manter os suínos hidratados nas primeiras semanas após o desmame. Produtos que fornecem cloreto, sódio, vitaminas, magnésio e acidificantes de pH ajudam a manter o intestino equilibrado, o que mantém os animais saudáveis para beber e comer.
Por fim, deve-se considerar o impacto do tipo de comedouro. A alimentação seco/úmida é uma ótima maneira de garantir que os leitões recém-desmamados se mantenham hidratados e comecem a comer assim que chegam ao crechário. Colocar um bebedouro no comedouro permite que os leitões misturem seu próprio alimento, fazendo um mingau, o que aumenta a ingestão de água e ração, resultando em um intestino mais saudável e melhor ganho de peso. Comparado a um comedouro seco estilo “box”, um comedouro seco/úmido melhora a ingestão de água e ração, resultando em um ganho de peso adicional de 1,5 a 3 kg durante a fase de creche (Wastell, 2010) com mais de 35% menor desperdício de água (Wastell , 2009).
CONCLUSÃO
A água é essencial para a vida e desempenha um papel crítico em todos os aspectos do crescimento do suíno, especialmente para os leitões recém-desmamados. Portanto, o fornecimento de água deve ser um foco prioritário no manejo das granjas, garantindo que os animais tenham água suficiente sem desperdiçar esse precioso recurso. Existem muitas maneiras excelentes de fornecer água potável aos suínos. Avalie, pesquise e boa sorte!
Quer saber mais sobre como nossos comedouros seco/úmidos podem ajudá-lo a melhorar o desempenho produtivo e auxiliar com o manejo de água? Entre em contato com nossa equipe em info@cshe.com, WhatsApp/Telefone +1 (402) 227-8228 ou visite nosso website em www.crystalspring.com para encontrar seu revendedor autorizado local e obter informações detalhadas sobre nossa linha de produtos.
Bem vindo a 3tres3
Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.
Já somos 153578 Usuários!
Cadastre-seJá é usuário?