Desafios das doenças respiratórias na suinocultura
As doenças respiratórias representam um desafio significativo para a suinocultura. Afinal, essas enfermidades são extremamente comuns nas granjas tecnificadas, e tem impacto financeiro muito relevante em todos os elos da cadeia de produção. Os prejuízos englobam desde despesas com tratamento, incluindo mão de obra e medicações, piora nos índices de conversão alimentar e ganho de peso dos animais, além da proteína com qualidade inferior e o descarte de carcaças como consequência de lesões pulmonares encontradas ao abate.
No Brasil, a prevalência de lesões pulmonares ao abate é elevada, podendo resultar em uma perda financeira estimada em US$6.55 por animal abatido, de acordo com estudo conduzido por Ferraz et al. (2020).
Dessa forma, a adoção de medidas de prevenção e controle são essenciais para minimizar os impactos dessas patologias. “Uma abordagem integrada e abrangente para monitorar a saúde pulmonar dos suínos em granjas, conhecida como visão 360º, traz benefícios significativos para toda a cadeia produtiva, incluindo produtores, frigoríficos e consumidores de proteína suína”, afirma Marcio Dahmer, médico-veterinário gerente de marketing da linha de suínos da Ceva Saúde Animal.
Para os produtores, o processo permite identificar precocemente doenças respiratórias, como Pneumonia Enzoótica, Circovirose e Pleuropneumonia Suína que tem alta prevalência nas granjas do Brasil. Isso possibilita intervenções rápidas e eficazes, reduzindo custos com tratamentos e otimizando o uso de recursos.
Os frigoríficos também se beneficiam diretamente, já que suínos saudáveis resultam em carne de maior qualidade, com menos perdas durante o abate e processamento. Isso aumenta a eficiência operacional e reduz o descarte de carcaças devido a problemas sanitários. Já para os consumidores, a visão integrada nas granjas garante maior segurança alimentar, oferecendo um produto de alta qualidade. Além disso, práticas mais eficientes na produção atendem às crescentes demandas da sociedade por sustentabilidade.
Combinando tecnologia, monitoramento constante e análise de dados, essa abordagem transforma a produção suína em um processo mais eficiente, seguro e alinhado às expectativas globais.
Sempre alinhada com as necessidades, a Ceva Saúde Animal, especialista em saúde pulmonar na suinocultura, desenvolveu um programa abrangente que proporciona aos produtores uma visão panorâmica da granja, o Ceva Lung Health.
A iniciativa oferece um verdadeiro leque de soluções para qualquer que seja o desafio enfrentado na granja. Alicerçado no bem-estar animal, o programa abrange quatro aspectos: desempenho e impacto financeiro, serviços, diagnóstico, prevenção e tratamento.
O objetivo é oferecer aos produtores uma visão 360º da granja sobre a presença e impacto dos principais agentes respiratórios. A avaliação é baseada em dados e análises, sustentada por metodologia diagnóstica e acompanhada de serviços personalizados de acordo com as necessidades individuais do plantel.
O Ceva Lung Health aborda os principais pilares atuais da suinocultura, ou seja, bem-estar animal, uso racional de antibióticos, conveniência (mão de obra) e tecnologia.
Entre as soluções oferecidas pelo programa está o já consagrado Ceva Lung Program (CLP), que avalia a saúde pulmonar dos animais ao abate e classifica de maneira precisa e em poucos minutos a presença, incidência, padrões de circulação e o impacto das doenças respiratórias na granja. “Muitas informações encontradas por meio da observação dos pulmões dos suínos abatidos, incluindo a diferenciação de lesões e suas localidades, são essenciais para melhorar o status das doenças respiratórias dos suínos no Brasil”, comenta o Marcio.
Com foco na imunização dos suínos contra os agentes mais prevalentes no campo, a Ceva oferece aos produtores uma série de inovações, como a DUO® uma combinação contra a Pneumonia Enzoótica (Hyogen®) e a Circovirose Suína (Circovac®), capaz de promover dupla proteção dos leitões com uma única aplicação por até 26 semanas de vida.
Já para a pleuropneumonia suína, a companhia conta com a Coglapix®, uma vacina inativada que protege contra os principais sorotipos da doença existentes no Brasil, estimulando a imunidade e evitando efeitos pirogênicos.
Para auxiliar na definição dos protocolos mais adequados de acordo com as necessidades de cada granja, o programa ainda oferece outras soluções, como análise de resultados zootécnicos, cálculo do retorno financeiro, treinamento, consultorias, checklist de vacinação, monitoria clínica, análises laboratoriais, protocolos vacinais, uso racional de antimicrobianos e medidas de biosseguridade.
O Ceva Lung Health é mais uma iniciativa da companhia pautada na inovação como ferramenta de transformação do mercado.
Sobre a Ceva Saúde Animal
A Ceva Saúde Animal (Ceva) é a 5ª empresa global de saúde animal, liderada por veterinários experientes, cuja missão é fornecer soluções de saúde inovadoras para todos os animais e garantir o mais alto nível de cuidado e bem-estar. Nosso portfólio inclui medicina preventiva, como vacinas, produtos farmacêuticos e de bem-estar para animais de produção e de companhia, como também equipamentos e serviços para fornecer a melhor experiência para nossos clientes. Com 7.000 funcionários em 47 países, a Ceva se esforça diariamente para dar vida à sua visão como uma empresa OneHealth: "Juntos, além da saúde animal".
Faturamento Global de 2023: €1,5 bilhão.
Solicitar orçamento
Para receber o orçamento, precisamos que você nos forneça as seguintes informações para calcular o custo de envio: