A Associação Suinocultor do Estado de Minas Gerais (ASEMG) se reuniu, de forma on-line, com representantes da Secretaria da Fazenda (SEF) e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) de Minas Gerais para discutir pleitos levados ao governo do Estado, pela ASEMG, com o objetivo de mitigar os impactos da grande crise que impactam a cadeia produtiva de suínos.
Durante a reunião, os representantes da SEAPA e da ASEMG reafirmaram à SEF a importância da cadeia produtiva para o Estado, já que em 2021 foram gerados 5,59 bilhões de reais e mais de 160 mil empregos diretos e indiretos.
Os representantes da SEF entenderam a situação da atividade e se mostraram extremamente dispostos a trabalharem, dentro das possibilidades legais, para o auxílio ao setor. Os mesmos também explicaram as grandes dificuldades em atendimento aos pleitos que demonstram protecionismo na cadeia já que todos os temas precisam ser votados e aprovados por unanimidade por todos os Estados em reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) .
No entanto, os mesmos apontaram possíveis outros caminhos que já estão em estudo pela área técnica da ASEMG.
25 de março de 2022 /ASEMG /Brasil.
http://www.asemg.com.br