A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) protocolou ofício no Ministério da Agricultura e Pecuária, no mês de março, destacando importantes contribuições para o Plano Safra 2024/2025. O documento aborda sugestões fundamentais para o setor suinícola brasileiro, como linha de retenção de matrizes com carência de dois anos e adequação do limite por beneficiário na linha INOVAGRO.
Em primeiro lugar, a ABCS reforça a necessidade de linhas de suporte específicas para o suinocultor independente. Este segmento enfrenta um cenário desafiador, mesmo com a redução de cotações de insumos desde o segundo semestre do ano anterior, o resultando em quase três anos consecutivos é de prejuízos com os preços comercializados.
Entre os pleitos, a entidade solicita uma linha de retenção de matrizes com carência de dois anos. Outra demanda relevante é a adequação do limite por beneficiário na linha INOVAGRO. A ABCS enfatiza a necessidade de constantes investimentos em novas tecnologias para atender às exigências dos mercados consumidores e às normas vigentes, como a IN 113 de dezembro de 2020, que trata do bem-estar animal.
25 de março de 2024 /ABCS /Brasil.
https://abcs.org.br