Hoje, 24 de julho, é o Dia do Suinocultor, e o setor tem perspectivas positivas para celebrar. Projeções preliminares da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) indicam que as exportações brasileiras de carne suína (considerando todos os produtos, entre in natura e processados), deverão superar consideravelmente a marca de 100 mil toneladas em julho. Até o dia 21 de julho, já foram embarcadas 89 mil toneladas, conforme dados do setor.
De acordo com as perspectivas da ABPA, o mês de julho deve reforçar o movimento positivo dos embarques de 2024, que vem em elevação de 4,1% em volume, conforme registrado nos seis primeiros meses deste ano janeiro a junho) em comparação com o mesmo período de 2023.
“O mercado internacional está com demanda elevada por carne suína. Parte disto decorre da retração das exportações europeias, atuais líderes mundiais nas exportações do setor. Neste contexto, boas oportunidades foram abertas para o Brasil, que se apresentou como parceiro com capacidade de apoiar este fluxo”, analisa o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
24 de julho de 2024 /ABPA /Brasil.
https://abpa-br.org