Alternativa viável na recuperação de leitões
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar se a utilização de plasma sanguíneo spray dried (SDP) promove melhor ganho de peso em leitões de baixa viabilidade em creche. Foram alocados 200 leitões de baixa viabilidade em creche, desmamados aos 21 dias de idade, distribuídos em dois tratamentos Controle e SDP, contendo 50 leitões em cada baia balanceados igualmente por peso corporal (baixo e médio) e sexo. As dietas fornecidas aos dois tratamentos foram rações comerciais, peletizadas, iguais para ambos os grupos nos primeiros 28 dias do estudo e sem SDP em suas fórmulas. No tratamento SDP foram adicionadas 15 g/animal/ dia de SDP nos primeiros 14 dias e 10 g/animal/ dia nos 14 dias subsequentes. Durante os dias 28 a 37 do estudo, todos os leitões foram alimentados com ração peletizada comum sem fornecimento de SDP adicional. O peso corporal individual foi registrado e amostras de sangue foram coletadas nos dias 1, 14, 28 e 37 do estudo. O peso vivo de leitões SDP foi 13,10% (aos 28 dias) e 17,61% (aos 37 dias) superior (P<0,01) em relação aos leitões do grupo controle. O peso médio final do controle foi 15,79 kg contra 18,57 kg do SDP. Leitões SDP foram 11,58% mais eficientes na relação ganho de peso/ consumo de ração nos primeiros 14 dias em relação ao grupo controle. Leitões do grupo SDP apresentam menores níveis de ureia plasmática em relação ao grupo controle (P<0,05) no dia 28 do estudo. Conclui-se que o uso de SDP na alimentação de leitões de baixa viabilidade melhora o desempenho, promovendo maior ganho de peso e melhor eficiência alimentar na creche. O uso de plasma sanguíneo spray dried é uma alternativa viável na recuperação de leitões de baixa viabilidade em creche.
Introdução: Em sistemas comerciais muitos fatores podem comprometer o crescimento e desenvolvimento dos leitões antes do desmame, como baixa ingestão de colostro, grandes leitegadas, condições ambientais e exposição a patógenos resultando em baixo peso ao desmame. Leitões com baixo peso ao desmame geralmente levam mais tempo para atingir o peso de abate e apresentam maiores taxas de mortalidade do que os de maior peso ao desmame. No pós-desmame os leitões são submetidos a mais fatores estressantes, incluindo separação da matriz, mistura de leitegadas, mudança abrupta de ambiente e dieta. De forma conjunta, estes fatores aumentam a susceptibilidade dos leitões a patógenos e comprometem o desempenho e a saúde intestinal ao longo da vida do animal (GRESSE et al., 2017). O plasma sanguíneo spray dried (SDP) é um ingrediente funcional rico em proteínas de alta qualidade como albumina, gama globulinas (IG) e nutrientes essenciais que suportam o desenvolvimento do animal e do sistema imune (BALAN et al., 2021). Dessa forma, objetivou-se neste estudo avaliar o desempenho e respostas bioquímicas do uso de SDP em dietas de creche na recuperação de leitões desmamados de baixa viabilidade na fase pós-desmame.
Material e Métodos: Em um crechário de UPL comercial, foram utilizados 200 leitões geneticamente homogêneos de baixa viabilidade, alojados com 21 dias de idade na creche e alocados em 4 baias por peso corporal (baixo e médio) e designados em dois grupos (Controle e SDP). Cada baia, com 50 leitões cada, balanceados por peso e sexo. Também foram distribuídos em categoria de leitões leves com peso inicial ± 3,6 kg e leitões médios de 4,5±0,50 quilogramas em ambos os tratamentos. No tratamento SDP, os leitões receberam 15 g/ animal/ dia de SDP nos primeiros 14 dias e 10 g/animal/ dia nos 14 dias subsequentes via top dressing. Do 28º ao 37º dia, ambos os grupos receberam a mesma dieta comercial peletizada sem a suplementação de SDP. O fornecimento de água foi à vontade. Foram realizadas pesagens individuais dos leitões nos dias 1º, 14º, 28º e 37º do experimento. O desempenho dos leitões foi avaliado por meio do consumo médio diário de ração, ganho de peso médio diário e conversão alimentar. Para a coleta de sangue, os animais foram contidos em decúbito dorsal, com o pescoço estendido e as patas anteriores conduzidas para trás. Foram coletados 5 mL de sangue via veia cranial nos dias 1º, 14º, 28º e 37º do experimento. As amostras foram centrifugadas a 3000 rpm durante 10 minutos. O soro foi acondicionado em microtubos, congelados em freezer a 20ºC, para posteriores análises de ureia, proteínas totais e albumina usando kits comerciais específicos (Analiza®), e a leitura realizada em analisador bioquímico semiautomático (Bioplus 2000®). Os níveis de globulinas foram obtidos por cálculo matemático, globulinas = proteína total - albumina. Os dados foram submetidos à ANOVA e de comparação de médias por Tukey a 5% de significância utilizando o pacote estatístico Minitab® 19 (2020).
Resultado e Discussão: Leitões de baixa viabilidade alimentados com SDP nos primeiros 28 dias apresentaram maior consumo de ração e peso vivo ao final de creche (P0,05) alterados entre os grupos. Os níveis de ureia plasmática foram inferiores (P=0,08) para leitões alimentados com SDP no 28º dia do estudo. A redução nos níveis de ureia no tratamento com SDP está associada à degradação de aminoácidos, indicando uma menor necessidade de catabolismo proteico devido à presença de nutrientes facilmente absorvíveis provenientes do SDP (JIANG et al., 2000). Esses nutrientes são metabolizados de forma eficiente pelos leitões, necessitando de menor catabolização proteica para obtenção de energia. Além disso, o SDP é uma fonte de proteínas funcionais como transferrina, fatores de crescimento e imunoglobulinas que tem ação de melhora na função de barreira do intestino e redução de processos inflamatórios em animais em condições de desafio (CAMPBELL et al., 2019).
Conclusão: A adição do plasma sanguíneo spray dried em ração comercial de creche é uma estratégia viável de suporte para recuperação de leitões de baixa viabilidade e baixo peso à desmama.
Agradecimentos: À Frísia Cooperativa Agroindustrial e à APC, LLC pelo apoio e suporte técnico-financeiro, ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) pelas bolsas concedidas e ao Grupo Biomodel pelo apoio e orientação acadêmica.
Referências Bibliográficas:
BALAN, P.; STAINCLIFFE, M.; MOUGHAN, P. J. Effects of spray-dried animal plasma on the growth performance of weaned piglets—A review. Journal of Animal Physiology and Animal Nutrition, v. 105, n. 6, p. 699-714, 2021.
CAMPBELL, J.M.; POLO, J.; CRENSHAW, J. D., Oraly fed spray dried plasma modulated the immune response during respiratory challenges: A review. Journal of Animal Science 2016. 94:45-47, 2016.
GRESSE, R.; CHAUCHEYRAS-DURAND, F.; FLEURY, M. A. et al. Gut microbiota dysbiosis in postweaning piglets: understanding the keys to health. Trends in Microbiology, v. 25, n. 10, p. 851-873, 2017.
JIANG R., CHANG X., STOLL B., et al. 2000. Dietary plasma protein reduce small intestinal growth and lamina propria cell density in early weaned pigs. Journal of Nutrition v.130: 2021-2026 Minitab, LLC. (2021).
Minitab. Obtido em https://www.minitab.com
Texto elaborado por Larissa A. Ratuchene Kordel, Leonardo Iank Dancoski; Rafaela Baldikoski; Julia Santos; Cheila Roberta Lehnen / Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Bem vindo a 3tres3
Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.
Já somos 153571 Usuários!
Cadastre-seJá é usuário?