Uso de adsorventes na ração auxilia os suinocultores no combate às micotoxinas
A atenção à alimentação dos suínos é indispensável para o crescimento da produtividade no setor. Com os investimentos em nutrição respondendo por 79% dos custos de produção, segundo dados da Embrapa, a qualidade das matérias-primas utilizadas na ração é um fator que deve ser considerado pelo suinocultor. Estudo da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) aponta que aproximadamente 25% dos grãos produzidos no mundo estão contaminadas com micotoxinas, gerando perdas anuais de um bilhão de dólares. A utilização de adsorventes de micotoxinas no combate a essas substâncias, via ração, surge como uma opção aos produtores para enfrentarem esse problema.
As micotoxinas são produzidas por fungos devido à má conservação dos alimentos, sendo que também podem aparecer em lavouras de milho e trigo. Alguns dos impactos dessas substâncias nos suínos são a redução no consumo de ração e a queda de imunidade dos animais, além de danos intestinais, respiratórios, hepáticos e no desempenho reprodutivo. “Em muitas situações, os efeitos podem não ser visíveis e medidos, porém comprometem o ganho de peso e desempenho dos animais. Além disso, as micotoxinas têm ação sinérgica e, quando combinadas, mesmo em níveis mais baixos, trazem alto impacto à saúde animal”, avalia a gerente de vendas para suinocultura da Alltech do Brasil, Sarah Antunes.
Alguns gêneros de fungos podem se multiplicar também dentro dos silos no campo ou na fábrica de ração. Por isso a adoção de boas práticas de armazenagem e soluções antifúngicas proporcionam maior segurança ao processo. Atualmente são conhecidos cerca de 500 tipos de micotoxinas, por isso a dificuldade na eliminação total desse problema na produção. Além disso, os climas subtropical e tropical, encontrados na maior parte do Brasil, aumentam o risco de contaminação por essas substâncias.
Solução ao produtor
O Mycosorb A+, produto da Alltech, tem uma solução à base de beta-glucanos extraídos da parede celular de levedura e carboidratos específicos da alga Chlorella vulgaris, impactando em maior eficiência na adsorção e segurança na qualidade e nutrição dos alimentos. O Mycosorb A+ adsorve mais de 50 micotoxinas, tais como a Aflatoxina, DON, Vomitoxina, Fumonisina, Zearalenona, Ocratoxina, T2. A solução é indicada para todas as espécies.
Solicitar orçamento
Para receber o orçamento, precisamos que você nos forneça as seguintes informações para calcular o custo de envio: