Índice de preços da carne da FAO cai em outubro
Os preços internacionais da carne suína foram os que mais caíram, refletindo o aumento do abate na Europa Ocidental em meio à fraca demanda interna e externa.
Informação quinzenal do preço do suíno e comentário econômico do mercado
Faça seu login e inscreva-se na lista
Os preços internacionais da carne suína foram os que mais caíram, refletindo o aumento do abate na Europa Ocidental em meio à fraca demanda interna e externa.
Em relação ao relatório de outubro, foram feitos cortes nas lavouras de milho dos Estados Unidos e da União Europeia. Da mesma forma, foram estimadas menores exportações para o Brasil e uma queda significativa nas importações de grãos da China. Em relação à soja, as projeções de produção e estoques finais em nível global foram ajustadas para baixo, isso decorreu da menor produção da oleaginosa nos Estados Unidos.
Foi dado um passo importante no sentido de aumentar a exportação de produtos belgas suínos para a China.
Em termos reais, as médias atuais são as mais altas desde 2020.
Os custos com a ração (que representam 73,50% do valor total) e com a genética foram determinantes, com aumentos de +6,97% e +3,03%, respectivamente.
Entre janeiro e setembro deste ano, as importações chinesas de carne suína e miúdos diminuíram 21%.
Bem vindo a 3tres3
Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.
Já somos 153559 Usuários!
Cadastre-seJá é usuário?Abate de suínos soma 14,92 milhões de cabeças no 3° trimestre de 2024.
O estado foi responsável por 55% da quantidade e 56,7% das receitas das exportações brasileiras de carne suína dos nove primeiros meses deste ano.
O impulso veio sobretudo do ritmo recorde das exportações brasileiras de proteína suína e da procura aquecida também por parte do mercado doméstico, além da baixa disponibilidade de animal em peso ideal para abate.
Da mesma forma, o valor estimado para o consumo per capita é o mais baixo desde março passado.
No atacado da Grande São Paulo, a carcaça especial suína foi comercializada à média de R$ 13,18/kg em outubro, aumento de 1% na comparação com o mês anterior.
O impulso vem sobretudo da maior demanda doméstica típica desse período do mês (pagamento dos salários).
Paraná registrou em 2023 o maior aumento absoluto no número de empregos formais em frigoríficos que abatem suínos. Foram registrados 4.060 vínculos empregatícios, 17% a mais que em 2022, representando 67% do total de vagas geradas no Brasil segmento industrial.
De janeiro a setembro de 2024, a Rússia exportou cerca de 200 000 toneladas de carne suína no valor aproximado de 430 milhões de dólares.
O Conselho discutiu suas prioridades para a futura política agrícola comum (PAC) após 2027, a fim de garantir um setor competitivo, à prova de crises, sustentável, focado no agricultor e baseado no conhecimento.
O objetivo é atender as ações estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, rumo a obtenção da área livre de aftosa sem vacinação.
No último mês de registo foi atingido o maior volume de importação de carne suína desde novembro de 2022, enquanto as exportações voltaram a subir para 1.500 toneladas.
A produção de cereais da UE é a mais baixa da última década e a produção de sementes oleaginosas da UE diminui.
Impulso vem sobretudo do ritmo recorde das exportações brasileiras da proteína suína in natura na parcial de outubro e da procura aquecida também por parte do mercado doméstico.
Vietnã aparece pela primeira vez como líder na importação do produto paranaense, enquanto dois mercados que começaram a comprar carne suína este ano – Filipinas e República Dominicana – já estão entre os 10 principais parceiros comerciais.
Segundo estudo do Mapa, soja, milho de segunda safra e trigo devem continuar puxando o crescimento da produção de grãos.
O crescimento foi de 35,1%. São números interanuais correspondentes a toneladas de produto. Em dólares FOB o aumento é de 48,6% em relação a 2023.
Até agora, 175 granjas de suínos foram compradas com o esquema de saída voluntária criado pelo governo flamengo.
O Conselho discutiu os principais desafios que a cadeia alimentar da UE enfrenta atualmente.
Bem vindo a 3tres3
Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.
Já somos 153559 Usuários!
Cadastre-seJá é usuário?Informação quinzenal do preço do suíno e comentário econômico do mercado
Faça seu login e inscreva-se na lista