Kristine Lamberga
Food and Veterinary Service of Latvia (FVS) - Letônia AutorKristīne Lamberga se formou na Faculdade de Medicina Veterinária da Letônia em 1999 e em 2006 obteve o título de mestre em ciências veterinárias. Atualmente ela está trabalhando em sua tese de doutorado que tem a ver com o controle da peste suína africana. Desde 2000 ela trabalha em um Serviço Alimentar e Veterinário da Letônia (FVS). Nos últimos treze anos, ela é Diretora do Departamento de Vigilância Veterinária.
Antes disso, por quase seis anos, ela foi chefe da Divisão de Vigilância de Doenças Infecciosas em Animais (FVS). Kristīne foi membro de grupos de trabalho, como o Grupo de Contingência Veterinária Nórdica-Báltica, o Subgrupo da Força-Tarefa da UE contra a Raiva e participou das reuniões do SCOFCAH em Bruxelas como especialista nacional. Kristīne é o Ponto Focal Nacional de Comunicação da OIE. Ela tem uma experiência internacional em projetos de geminação, missões TAIEX e como tutora de treinamentos “Better Training for Safer Food” (BTSF) organizados pela Comissão da UE.
Desde que a Letônia foi infectada com a febre suína africana (PSA) em 2014, Kristine é responsável pela implementação do sistema de vigilância da PSA nas populações de javalis e no setor de suínos domésticos. Isso incluiu reuniões regulares em nível nacional e internacional - com colegas de outros países afetados pela PSA e especialistas internacionais da PSA para discutir e encontrar soluções comuns para o controle de doenças.
Foi dada especial atenção à criação e implementação de sistemas de biossegurança para criações de suínos domésticos na Letônia - fazendas comerciais e quintais, para proteger a população de suínos do vírus da PSA. Quando ocorreram os surtos, Kristine foi responsável por implementar as medidas de erradicação da doença nas fazendas afetadas, realizando investigações epidemiológicas, bem como o estabelecimento de zonas de proteção e vigilância em torno dos surtos. Isso exigiu esforços para conscientizar todos os participantes - indústria de suínos, associações de caçadores, instituições governamentais locais, veterinários praticantes, bem como para fornecer comunicação permanente com o público.
Currículo atualizado: 10-Set-2021
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br
Faça seu login e inscreva-se na lista