
Joaquín Gadea Mateos
Universidade de Múrcia - Espanha AutorLicenciado em Medicina Veterinária (1990) e Doutor em Medicina Veterinária (Reprodução Animal, 1997) pela Universidade de Múrcia. Em 2001, obtive o diploma do Colégio Europeu de Reprodução Animal (ECAR). A minha formação foi complementada por vários cursos de pós-graduação e estadias em numerosos centros internacionais, incluindo um ano como académico visitante na Universidade de Oxford.
No âmbito profissional, sou inspetor veterinário da Generalitat Valenciana desde 1993 e estou de licença. Desde 1995, sou professor de Fisiologia na Universidade de Múrcia, onde ocupei diversos cargos até chegar a Professor Catedrático em 2016. Leciono em Fisiologia Veterinária para alunos de graduação e em Biologia Reprodutiva para mestrado e doutorado.
Minha pesquisa se concentrou na biologia reprodutiva por mais de três décadas. Nos últimos 20 anos, a minha investigação concentrou-se na geração de animais geneticamente modificados que sirvam como modelos experimentais, em primeiro lugar, aproveitando a capacidade do esperma para se ligar e transportar ADN exógeno (transferência de genes mediada por esperma, SMGT) e, mais recentemente, desde 2015, o uso de nucleases (CRISPR-Cas9) para gerar porcos knock-out geneticamente editados que servem como modelos de doenças humanas e para produção animal.
Um aspecto muito importante da minha actividade tem sido a cooperação com empresas e instituições para o desenvolvimento de projectos de investigação e transferência de tecnologia para os sectores da produção animal e da medicina reprodutiva humana.
O trabalho da minha carreira de pesquisa foi reconhecido entre os Top 2% dos Cientistas do Mundo (ranking Stanford) em todas as edições de 2020 a 2024 nas áreas científicas de Zootecnia, Obstetrícia e Medicina Reprodutiva. Este ranking identifica os cientistas mais relevantes do mundo de acordo com o impacto das citações das suas publicações.
Esta intensa e contínua actividade de investigação e ensino, que se tem desenvolvido nos últimos anos, só foi possível graças ao trabalho coordenado do Grupo de Investigação em Fisiologia Reprodutiva da Universidade de Múrcia.
Currículo atualizado: 28-Out-2024





Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br
Faça seu login e inscreva-se na lista