Hemorragia serosa - Atlas de patologia
Localização: aparelho digestivo, sistema linfático, intestinos, gânglios linfáticos, baço, aparelho genito-urinário, bexiga
Causada por: Peste Suína ClássicaPeste Suína Africana
A descoberta de uma lesão hemorrágica interna em um animal morto deve sempre fazer-nos suspeitar de Peste Suína Clássica ou Africana (que são patologicamente indistinguíveis), tal como o aparecimento de múltiplas mortes súbitas. Se além das lesões nas superfícies serosas, também se observam lesões hemorrágicas no tecido linfático — especialmente baço, gânglios linfáticos e amídalas — e tecido parenquimatoso. Também pode haver lesões cutâneas que sugiram septicemia. Em casos mais crónicos, podem aparecer úlceras sob a forma de botão na mucosa do intestino grosso, após um período de febre alta, antes da morte. Em suínos de todas as idades, pode produzir-se uma falha reprodutiva sob a forma de abortos, bem como patologia nervosa, entérica e respiratória.
O quadro clínico e epidemiológico pode ser útil para diferenciar da Síndrome da Dermatite Suína e Nefropatia, cuja patologia pode sugerir doença hemorrágica. Uma doença que afeta várias idade, poderá indicar PSA/PSC. Se há suspeita de PSA/PSC, a notificação é obrigatória para as autoridades veterinárias para a investigação.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br
Faça seu login e inscreva-se na lista