Nos últimos anos, inúmeros dispositivos para aplicação de vacinas sem agulhas chegaram ao mercado. Por não utilizarem agulhas, pois inoculam a vacina por pressão, apresentam inúmeras vantagens, como evitar a transmissão de agentes infecciosos entre os animais, evitar que as agulhas se quebrem dentro do animal, evitar acidentes de trabalho. Alguns modelos estão até conectados a um aplicativo, para controlar todo o processo.
Como nada é perfeito, eles também apresentam alguns inconvenientes, são grandes e desconfortáveis de manusear, o que torna necessário ter um operador segurando o aparelho enquanto os demais se aproximam dos leitões para vacinação. Já existem alguns dispositivos mãos-livres no mercado, mas a maioria não.
Como pode ser visto no vídeo, usamos uma lata com água para garantir sua estabilidade, na qual fixamos um molde que o ferreiro fez para podermos ancorar com segurança, para que assim, evitamos do operador segurar o equipamento.
Você pode ver que uma única seringa sem agulha é capaz de vacinar o mesmo número de leitões que duas seringas intramusculares ao mesmo tempo.