Objetivo
O uso de um sistema de gotejamento, como os disponíveis no mercado, pode aumentar o consumo de água dos leitões após o desmame. Trata-se de uma estratégia simples e eficaz que aumentará o consumo de água dos leitões nos 2 ou 3 primeiros dias após o desmame, utilizando a sua curiosidade natural devido ao som das gotas de água.
Descrição
Próximo ao desmame, tanto os leitões em lactação como os desmamados têm uma grande necessidade de água fresca e limpa. Aumentar a sua disponibilidade e consumo resultará numa melhor ingestão de alimento e de ganho de peso diário. O processo de desmame é um dos eventos de transição mais estressantes para os leitões. O estabelecimento de um sistema de gotejamento no bebedouro chama a atenção sobre o mesmo e aumenta a probabilidade de que os leitões encontrem rapidamente a sua nova fonte de água antes que se desidratem. O material necessário pode-se encontrar em qualquer loja de ferramentas e inclui: tubo de 4 mm, uma pequena válvula para controlar o fluxo (litros/min), uma curva e um acessório de gotejamento. Faz-se uma abertura na linha de água principal onde se insere a ligação.
Toda a ajuda que facilite a adaptação dos leitões mais rapidamente aos pontos de acesso à água diminuirá o impacto negativo deste período estressante. O objetivo deste manejo é que através do seu instinto curioso os leitões encontrem o bebedouro através do barulho da água que goteja. O custo e o nível de dificuldade associados à instalação destes componentes por gotejamento é muito baixo em relação ao beneficio para os leitões.