A detecção precoce de problemas é um fator básico para corrigi-los precocemente. Todos sabemos que quanto mais cedo os problemas forem identificados, mais fácil e rápido será encontrar uma solução e evitar que se agravem. Olhar e ver são coisas diferentes... e é algo que todos nós que trabalhamos com animais devemos aprender a fazer.
Nesse artigo, vamos apresentar exemplos de situações muito comuns onde uma boa observação dos animais nos ajudará a identificar problemas e encontrar rapidamente uma solução.
Os problemas são muitas vezes multifatoriais e devemos sempre começar pelo básico.
Ambiente
Bebida
Comida (alimentação)
Dor
Enfermidade
Começaremos pela transição, que é um dos momentos críticos na vida dos animais.
Transição
Sabemos perceber quando um animal dá os primeiros sinais de que não se sente bem?
1) Leitão desmamado não adaptado.
Entrada: O desmame é um dos momentos mais estressantes na vida de um porco. A adaptação de cada animal dependerá de múltiplos fatores. É fundamental saber identificar quais animais estão com problemas para entrar para comer e beber para poder dar uma solução rápida. Não existe medicamento que substitua a falta de ingestão de alimentos e água!
Você quer uma pista? Observe os flancos e pelos do animal e sua postura. Você acha que a barriga deles está cheia?
O que você deve observar? Os leitões que não entram para comer começam a perder a condição. Veremos cabelos mais eriçados, flancos encovados e menos ativos. No início do desmame é comum ver leitões que não comem “ar mastigável”. O leitão que faz isso já apresenta menos vitalidade, flancos encovados e postura curvada.
Você quer uma pista? Um animal saudável não se deixa pisar.
O que você deve observar? O leitão do meio está no início de um problema de saúde, neste caso meningite. Ele não reage quando outros pisam nele e sua cabeça fica com uma certa inclinação.
Você quer uma pista? O animal fica deitado lateralmente com movimentos oculares. Ele não consegue se levantar. Muitas vezes também veremos que ele pedala.
O que você deve observar? Este leitão apresenta movimentos oculares laterais bruscos, conhecidos como nistagmo. É um sintoma comum do início da meningite.
¿Quieres una pista? Quantos animais estão esperando para comer?
O que você deve observar? Os animais nesta fase devem comer a ração à vontade. Observamos vários animais esperando ansiosamente para se alimentar e colocando o focinho todo para o fundo, o que pode causar ferimentos. Pode ser algo específico, mas você deve verificar se o comedouro está entupido, vazio (ou está vazio há horas) ou se o espaço do comedouro é insuficiente para a quantidade de animais.
¿Quieres una pista? Há um leitão tentando sugar um companheiro de baia.
O que você deve observar? Vemos um leitão muito menor tentando sugar vários companheiros de curral. Este tipo de comportamento costuma ser típico de leitões que foram desmamados muito cedo.