X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Sabemos interpretar o que os suínos nos dizem?

Os animais nos dizem como são, mas sabemos interpretar o que eles nos dizem?

A detecção precoce de problemas é um fator básico para corrigi-los precocemente. Todos sabemos que quanto mais cedo os problemas forem identificados, mais fácil e rápido será encontrar uma solução e evitar que se agravem. Olhar e ver são coisas diferentes... e é algo que todos nós que trabalhamos com animais devemos aprender a fazer.
Nesse artigo, vamos apresentar exemplos de situações muito comuns onde uma boa observação dos animais nos ajudará a identificar problemas e encontrar rapidamente uma solução.

Os problemas são muitas vezes multifatoriais e devemos sempre começar pelo básico.

Ambiente
Bebida
Comida (alimentação)
Dor
Enfermidade

Começaremos pela transição, que é um dos momentos críticos na vida dos animais.

Transição

Sabemos perceber quando um animal dá os primeiros sinais de que não se sente bem?

1) Leitão desmamado não adaptado.

Entrada: O desmame é um dos momentos mais estressantes na vida de um porco. A adaptação de cada animal dependerá de múltiplos fatores. É fundamental saber identificar quais animais estão com problemas para entrar para comer e beber para poder dar uma solução rápida. Não existe medicamento que substitua a falta de ingestão de alimentos e água!

Você quer uma pista? Observe os flancos e pelos do animal e sua postura. Você acha que a barriga deles está cheia?

O que você deve observar? Os leitões que não entram para comer começam a perder a condição. Veremos cabelos mais eriçados, flancos encovados e menos ativos. No início do desmame é comum ver leitões que não comem “ar mastigável”. O leitão que faz isso já apresenta menos vitalidade, flancos encovados e postura curvada.

Você quer uma pista? Um animal saudável não se deixa pisar.

O que você deve observar? O leitão do meio está no início de um problema de saúde, neste caso meningite. Ele não reage quando outros pisam nele e sua cabeça fica com uma certa inclinação.

Você quer uma pista? O animal fica deitado lateralmente com movimentos oculares. Ele não consegue se levantar. Muitas vezes também veremos que ele pedala.

O que você deve observar? Este leitão apresenta movimentos oculares laterais bruscos, conhecidos como nistagmo. É um sintoma comum do início da meningite.

¿Quieres una pista? Quantos animais estão esperando para comer?

O que você deve observar? Os animais nesta fase devem comer a ração à vontade. Observamos vários animais esperando ansiosamente para se alimentar e colocando o focinho todo para o fundo, o que pode causar ferimentos. Pode ser algo específico, mas você deve verificar se o comedouro está entupido, vazio (ou está vazio há horas) ou se o espaço do comedouro é insuficiente para a quantidade de animais.

¿Quieres una pista? Há um leitão tentando sugar um companheiro de baia.

O que você deve observar? Vemos um leitão muito menor tentando sugar vários companheiros de curral. Este tipo de comportamento costuma ser típico de leitões que foram desmamados muito cedo.

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 157225 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista