Mais uma vez pedimos a colaboração dos nossos usuários para conhecer as suas expectativas sobre o mercado da carne suína para o ano em curso, por isso perguntamos qual era opinião sobre o preço da carne suína em 2024. A pesquisa, realizado entre fevereiro e março, contou com 735 participantes de 71 países. Uma vez compilados os dados, os resultados das 567 respostas correspondentes aos 19 mercados analisados e são apresentados no gráfico seguinte:
Como pode ser visto no gráfico, as previsões para os mercados da União Europeia continuam muito elevadas. Embora todos eles, exceto a Romênia, estejam abaixo do preço médio do ano anterior, recordemos que estes são valores praticamente iguais aos recordes históricos de 2023 na Alemanha, Itália, Romênia ou intermédios entre os registos de 2023 e o recordes anteriores de 2022, é o caso de Espanha, França e Polônia. Esta mesma tendência é observada no mercado do Reino Unido. Por outro lado, a Rússia apresenta um padrão um pouco diferente, com previsões recordes.
Os usuários dos países americanos analisados esperam preços ligeiramente superiores aos do ano anterior, com exceção da Argentina, onde o intervalo de previsões está bem acima dos valores dos anos anteriores devido à inflação elevada. No caso da Colômbia, os usuários esperam um aumento do preço da carne suína muito inferior ao dos últimos anos, mas suficiente para atingir um recorde histórico.
Na Ásia, a maioria dos usuários na China e no Vietnã esperam preços semelhantes aos de 2023, com tendência para uma certa estabilidade devido à recuperação dos seus plantéis após os estragos causados pela PSA.
Nesta ocasião incorporamos informações sobre o continente africano, onde também se esperam preços elevados para o mercado sul-africano.
Redação 333