Em fevereiro passado, perguntamos aos nossos usuários: Qual você acha que será o preço da carne suína em seu país em 2022? Recebemos mais de 800 respostas de diferentes países. Agora que o ano acabou, temos o preço médio real para 2022. Quer saber quem chegou mais perto?
Como podemos ver no gráfico 1, na maioria dos países da União Europeia (UE) analisados (Espanha, Alemanha, França, Polónia, Itália e Roménia) os preços esperados pelos usuários da 333 em fevereiro, eram claramente inferiores ao preço real em 2022. Os usuários da Rússia, Brasil, Bélgica e México foram os mais otimistas, prevendo valores acima do preço médio alcançado. Usuários da Rússia, Argentina e Brasil foram os que mais se aproximaram do preço médio real com suas previsões.
Era difícil prever que o início de uma guerra em fevereiro colocaria em risco o sistema, com altos preços de energia e matérias-primas em todo o mundo que levariam a preços recordes da carne suína em muitos dos países produtores. A todos estes fatores, no que diz respeito à UE, acrescenta-se a diminuição do plantel de suíno em alguns dos principais produtores como a Alemanha, Polônia e Holanda.
É de destacar o caso da China, onde o preço médio real esteve mesmo fora do intervalo de previsão, atingindo os 19 CNY/kg vivo, valor que ultrapassa os valores médios anteriores ao aparecimento da PSA.
Como mostra o gráfico abaixo, todos os países para os quais analisamos os dados, com exceção da Rússia, Brasil e China, atingiram um preço médio recorde em 2022.
Mais um ano gostaríamos de saber a previsão de nossos usuários: Qual você acha que será o preço médio da carne suína em seu país em 2023?
Redação 333.