O conceito de nutrição de precisão pode ser visto como uma técnica inovadora na pesquisa de suínos nos últimos anos, com o objetivo de melhorar a eficiência da utilização de nutrientes essenciais pelo animal.
Nutrição de precisão nas fases de reprodução
A condição corporal de uma matriz gestante, pode influenciar diretamente o desempenho durante a lactação. O excesso de energia pode causar obesidade ao parto, levando à redução da ingestão voluntária, resultando em mobilização corporal excessiva durante a lactação (Sinclair et al., 1998; Kim et al., 2009).
Normalmente as fêmeas suínas são alimentadas com uma mesma dieta no decorrer da gestação sem alteração nos níveis nutricionais e até mesmo na quantidade, por mais que suas exigências nutricionais sofram variações ao longo da gestação (Dourmad et al., 2008; Gaillard et al., 2020; Gaillard e Dourmad, 2022).
Em alguns casos a fase de gestação é subdividida para que se possa focar nas diferentes necessidades de cada período. Um exemplo é a utilização do conceito high-low-high (HLH), onde a gestação é dividida em três terços, sendo eles: a recuperação corporal da fêmea, o desenvolvimento de glândulas mamárias e mantença, e, por fim, a produção de leite e crescimento fetal exponencial.
Um fator que também pode influenciar a alimentação e o consumo de nutrientes na fase gestacional é o modo de criação em baias coletivas, pois a competição por alimento pode refletir em disputas, hierarquia e em grandes variações de escore de condição corporal das fêmeas nesta fase. Uma relevante alternativa que vem sendo aplicada na produção é a tecnificação do sistema de alimentação ou a utilização dos AIPF’s (Automatic Intelligent Precision Feeders), onde conseguimos realizar o fornecimento de ração adequado para os animais de forma individualizada, ou seja, sem disputas e competição por alimento, facilitando a aplicação do conceito de nutrição de precisão, outra estratégia muito estudada nos últimos anos.
Em um estudo realizado na unidade de pesquisas NEPSUI (Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, ICA-UFMG), o qual objetivou explorar os efeitos da nutrição de precisão em porcas de alta produtividade em gestação, mostrou que o fornecimento do adequado balanço de aminoácidos e energia nos períodos corretos da gestação pode trazer grandes benefícios para o desempenho. No trabalho foi comparado o efeito da utilização dos diferentes modelos de curvas para alimentação na fase de gestação, como a nutrição plana, HLH e a aplicação de um modelo de predição de nutrientes focado nas exigências diárias da fêmea (Domingos et al, 2022).
Na pesquisa pode-se observar que a nutrição de precisão se mostrou mais eficiente em comparação com as demais dietas. O crescimento fetal dos animais submetidos à modelagem foi superior as demais formas de nutrição (Figura 1).
Os efeitos do fornecimento adequado baseado na exigência diária da fêmea não se limitam apenas ao crescimento fetal, mas também na deposição de tecido e produção de leite que serão utilizados pós-natal. Ainda no trabalho, foi mostrado que a produção de leite foi superior aos demais tratamentos em aproximadamente 1,2 litros diariamente, reflexo da mobilização corporal mais acentuada dos tecidos depositados durante a gestação calculados pela deposição e mobilização de gordura (Figura 2).
Desta forma, estratégias que visam maximizar os ganhos em desempenho podem ser alternativas promissoras para a produção. A utilização de modelagens dentro da nutrição de precisão é uma saída que pode trazer muitos benefícios aos animais e principalmente ao produtor. Os resultados mostram que a alimentação de precisão baseada em proporções diárias dinâmicas de Lisina: Energia durante a gestação é altamente benéfica para porcas de alta produtividade, apoiando a disponibilidade de nutrientes para o crescimento corporal da porca, desenvolvimento fetal e das glândulas mamárias.
Assim, o conceito de precisão dentro da nutrição se torne uma ferramenta presente no cotidiano das granjas produtoras de suínos no Brasil e no mundo visando alcançar a produção de suínos de maneira sustentável e eficiente potencializando os retornos econômicos para o produtor.