Na primeira entrega iniciamos a necropsia de um leitão em decúbito lateral. Vimos o exame externo e abrimos a cavidade torácica e abdominal. Nesta segunda parte vemos a extração e exame do conjunto língua-traquéia-pulmões-coração. A seguir, na cavidade abdominal, localizaremos a válvula ileocecal e o íleo, os rins, com as glândulas supra-renais e seus linfonodos, bem como o linfonodo hepático.
Retiraremos o baço e ligaremos e cortaremos o reto antes da entrada na pelve (no capítulo anterior já ligamos o esôfago). Isto nos permitirá extrair o estômago, as alças intestinais e o pâncreas sem perda do conteúdo intestinal. Uma vez extraídos, observaremos os linfonodos mesentéricos.

Depois disso, procederemos à extração do fígado.
Extrairemos, juntos, os sistemas urinário e genital. A apresentação mostra a imagem de um suíno macho e uma matriz.
Em seguida passaremos para a cabeça onde, com o auxílio de uma serra, faremos um corte nasal na altura do primeiro pré-molar para revelar as conchas nasais.
Por fim, cortaremos o crânio para acessar o cérebro e o cerebelo, que extrairemos cortando o bulbo olfatório, o quiasma óptico, a glândula pituitária e os nervos cranianos.