Após a formatura, sua própria família lhe deu a oportunidade de assumir o negócio. No entanto, a sua nova abordagem causou confrontos intergeracionais.
A visão inovadora deste líder começou a colidir com a visão tradicional dos seus antecessores, que também são figuras de autoridade muito importantes para ele.
Esta situação revela o desafio que algumas empresas familiares têm em equilibrar a inovação com a preservação da tradição.
Processos que inicialmente eram feitos manualmente ou empiricamente; Agora têm a necessidade de se atualizarem e inovarem para que os produtos ou serviços se mantenham competitivos, adaptáveis e inovadores para novos mercados e novos tipos de clientes.
Componentes-chave para equilibrar inovação e tradição
Para equilibrar a inovação com a preservação da tradição, tenha em conta estes 6 componentes (figura 1).
- Identifique os valores, práticas e métodos tradicionais que têm sido fundamentais para o sucesso da empresa.
- Analise e priorize áreas onde a inovação pode ter um impacto positivo e invista nelas para permanecer competitivo.
- Envolver os principais membros da família em reuniões onde possam expressar as suas preocupações e visões, onde o diálogo intergeracional seja facilitado para conhecer e ouvir as perspectivas de todos.
- Define uma visão partilhada entre gerações, que integra os valores da empresa e da família, acrescidos de objetivos de inovação.
- Oferecer treinamento aos familiares e colaboradores-chave em práticas modernas de gestão e novas tecnologias, levando em consideração o produto e/ou serviço em que a empresa é especializada.
- Preservar os conhecimentos tradicionais, documentando e ensinando práticas tradicionais que têm sido essenciais para a identidade e posicionamento da empresa.
Para instalar estes 6 componentes na sua empresa, ajude a criar espaços que lhe permitam ter uma comunicação contínua e aberta sobre os avanços e desafios que se apresentam para atingir este equilíbrio, porque preservar a tradição e incorporar a inovação significa superar vários desafios como:
- Enraizamento, apego e resistência à mudança, persistentes na cultura de algumas empresas familiares.
- Conflitos geracionais; As gerações anteriores tendem a perceber a perspectiva das novas gerações de forma ameaçadora e desrespeitosa. E as novas gerações tendem a perceber que a forma de crescer é inovando, e sentem que os seus antecessores não as apoiam, tornando as decisões difíceis de tomar. Esta situação acaba muitas vezes por ser uma luta pelo poder que os desfoca do objetivo comum.
- Adotar novas tecnologias e inovações às práticas tradicionais sem perder sua essência ou valores, o que confere identidade à empresa.
- A agilidade e o ajuste necessários para implementar inovações ou novas tecnologias, operações diárias e novas tendências, atendendo às regulamentações.
- Desenvolver novas habilidades e conhecimentos sem desvalorizar o conhecimento tradicional.
Estratégias para superar desafios
Para superar esses desafios e alcançar o equilíbrio entre tradição e inovação, as empresas familiares podem realizar estratégias como:
- Antecipar e construir uma estratégia de longo prazo, que dê tempo para a preparação e o acoplamento funcionarem entre as diferentes gerações. Isto exige que as pessoas envolvidas treinem e desenvolvam competências não só em questões de gestão e negócios, mas também em liderança e desenvolvimento pessoal.
- Aprender e desenvolver uma liderança consciente de integrar práticas tradicionais e inovadoras, que fomente também uma mentalidade de mudança na empresa.
- Implementar projetos pilotos que incluam metodologias ágeis e flexíveis, para avaliar o impacto das inovações.
- Alinhar práticas tradicionais com novos requisitos de sustentabilidade e responsabilidade, além de novas regulamentações e padrões de mercado.
- Inovar sem perder a essência, mantendo o foco na experiência do cliente.
- Criar comitês, por exemplo o comitê de novas tecnologias, para enfrentar os desafios e desenvolver os 6 componentes-chave para equilibrar tradição e inovação.
Este processo de alcançar o equilíbrio entre a preservação da tradição e a incorporação da inovação exige ser tido em conta como parte da estratégia de liderança da empresa para que seja coerente, organizada e sustentável.
Além disso, requer uma visão partilhada que envolva os principais membros da família e uma comunicação permanente e aberta que possa garantir que a empresa continue a prosperar e a crescer, sem perder a sua identidade ou valores.