Esta ferramenta de diagnóstico para problemas com a conversão alimentar (CA) foi projetada para detectar todas as causas que podem aumentar a CA da nossa granja. No final do artigo encontrará o fluxograma que lhe permitirá navegar por toda a ferramenta.
Até agora dividimos as causas que afetam a CA em dois grandes grupos, as que aumentam a mortalidade e as que não aumentam. Por sua vez, dividimos os que aumentam a mortalidade entre os que não afetam o ganho médio diário (GMD) e os que o fazem. As causas que alteram a CA e a mortalidade, mas não o GMD, são as seguintes:
Acidentes durante a segunda metade da fase de terminação. Acidentes com mortalidade durante a segunda fase de terminação podem estar associados a aumentos na conversão, mantendo o ganho médio diário. Por exemplo, envenenamento por gás (sulfeto de hidrogênio produzido pela remoção dos dejetos), asfixia devido a falhas de ventilação, etc.
Processos infecciosos que afetam muito a fase de terminação. Processos como a pleuropneumonia por App podem afetar as fases finais da terminação, gerando mortalidade, mas dando pouco tempo para afetar o crescimento diário.
Processos digestivos agudos. A síndrome do intestino hemorrágico, que incluiria processos como torção gástrica ou enterotoxemia, só poderia afetar a taxa de conversão nos casos em que afetasse o final da fase de terminação.
Utilize o diagrama de fluxo para continuar pesquisando ou acessar outras partes da ferramenta.