HoCoTec é um sistema de produção multisite de 750 fêmeas em ciclo completo, desenvolvido em um campo de 25 hectares localizado em Cumaral, na região de Meta na Colômbia, é cercado por um bosque com jardins e barreiras naturais de proteção, possui uma temperatura de 25 a 35 ºC.
Do ponto de vista das instalações, novas técnicas têm sido implementadas como o sistema Freshnose, que consiste em fornecer ar frio dirigido única e diretamente para o focinho das fêmeas em lactação, o que permite uma maior sensação de conforto térmico, também tem um desenho especial de todas as coberturas, nos canteiros 1, 2, 3, e a área de recria de reposição que permite a circulação do ar de forma constante e suficiente, proporcionando assim condições adequadas para os animais, mesmo quando o clima é tropical (UR> 80 % e altas temperaturas) e a empresa escolheu conscientemente não trabalhar com um ambiente controlado, mas sim construir um sistema que funcionasse do ponto de vista da engenharia e que pudesse ser replicado em condições semelhantes.
A inseminação e o início da gestação são realizados em gaiolas, o restante da gestação ocorre em baias coletivas com alimentação automática.
O programa de biossegurança inclui 7 zonas estritamente diferenciadas por cor:
- a zona preta, que corresponde ao exterior da propriedade,
- a zona cinza, que corresponde ao interior da propriedade, mas não ao perímetro produtivo da granja, ao qual se acessa através da barreira sanitária para a chegada de veículos ou transporte de trabalhadores,
- a zona branca, que corresponde ao interior do perímetro da granja produtiva como tal, dentro da qual existem zonas de acordo com cada estágio produtivo;
- a zona azul, para gestação e reposição;
- a zona verde, para a amamentação;
- a zona amarela, para creche e
- a zona vermelha, para crescimento e terminação.
É importante ressaltar que, dependendo da área, os funcionários devem usar roupas e calçados da mesma cor da área de onde entram. Além disso, em cada área há um sistema adicional de lavagem e desinfecção das mãos, uma lavadora de botas e um contêiner de roupas para entrar em cada local com peças da cor correspondente. Isso permite controlar de forma prática o trânsito de trabalhadores dentro das unidades de produção, enfatizando a biossegurança interna que muitas vezes passa despercebida nas granjas e é muito importante para limitar a circulação de patógenos entre faixas ou faixas etárias.
Para complementar, a equipe da HoCoTec deve usar luvas de proteção ao entrar nas gaiolas de lactação, a fim de mantê-las limpas e reduzir o risco de contaminação entre as leitegadas; possuem veículo para transporte diferenciado de alimentos e transporte de suínos; sistema por galpão dentro e fora não por baia, mas por edifícios completos e sistemas de alimentação de silo duplo para colocar a comida em quarentena antes de sua disposição para os animais.
Além disso, a HoCoTec possui um sistema exclusivo de baias de embarque com 80 lugares localizado na área cinza da granja para entrega biossegura dos animais engordados. Este sistema é composto por 3 áreas estritamente distintas (com fossas independentes), incluindo a área de recepção e recebe, através de rigoroso transporte interno, os animais para venda; a área de estadia pré-embarque e a área de embarque têm tráfego exclusivo. O objetivo é aumentar a biossegurança externa, evitando que o próprio caminhão de transporte de animais tenha acesso à área cinza e menos proximidade à área branca (edifícios de produção).
O sistema produtivo possui lactações longas (> 26 dias), para obter um maior número de kg desmamados a cada lactação por fêmea, isso e o manejo de dietas de trânsito intestinal lento com baixo teor de proteína em todas as suas fases, contribuem para melhorar a saúde intestinal , a digestibilidade e reduz significativamente o uso de antibióticos ao longo da vida produtiva dos animais, gerando também fezes menos densas e odoríferas.
Outro aspecto que diferencia esta empresa de outras produções latino-americanas é que cumprem as normas de bem-estar animal estabelecidas pela União Europeia e trabalham de acordo com as mais recentes normas de boas práticas suinícolas holandesas, o que gera uma produção humanizada e socialmente responsável, em além de lucrativa e sustentável, respeitando os animais e o meio ambiente. Eles têm uma política que tentam cumprir totalmente com "Se você focar no custo, a qualidade cai; se você focar na qualidade, seu custo cai".
Mas HoCoTec não é apenas uma granja com um novo sistema de produção, é também um centro acadêmico, um centro de apresentação para clientes e um centro de testes experimentais para novos produtos.
Como centro acadêmico, contam com uma equipe de trabalho altamente capacitada e com vasta experiência que aplica uma metodologia didática única de aprendizagem por meio das ciências aplicadas (aprender fazendo), com o objetivo de garantir a atualização das práticas mais inovadoras de suinocultura em nível mundial , aplicável à realidade de cada fazenda e sistema de produção. Eles realizam um conceito denominado TopSuin, por meio do qual a equipe de treinamento visita os clientes regularmente para garantir a correta aplicação das técnicas aprendidas.
Dessa forma, as instalações da HoCoTec permitem que funcionários sejam recrutados para participar de cursos de treinamento em um ambiente especialmente projetado para esse fim. Por exemplo, o laboratório de processamento seminal permite que você veja todo o procedimento, mesmo sem entrar; A lactação implementou diferentes tipos de gaiolas para as fêmeas, para que o participante conheça o funcionamento de cada sistema.
A HoCoTec disponibiliza sua infraestrutura para que os parceiros possam mostrar aos seus clientes e prospectos os benefícios da implantação de seus conceitos ou adoção de suas tecnologias.
Desta forma, HoCoTec é um sistema produtivo que assume o desafio de servir como um centro aberto de aprendizagem e experimentação, tornando-se um modelo de vanguarda, que vale a pena conhecer para toda a região.
Você pode conferir aqui a entrevista com o gerente geral e o técnico desta granja:
Ou você pode ouvir aqui: