Objetivo
Os trabalhadores das nossas granjas são a chave do seu funcionamento e, para que possam expressar todo o seu potencial, há uma série de fatores que devemos levar em consideração. O custo com mão de obra representa entre 6 e 7% do custo total de produção dos suínos, porém, o pessoal influencia 100% deste custo já que quase todo o trabalho na granja é manual ou controlado por pessoas.
Portanto, motivação, treinamento, comunicação e condições de trabalho são fundamentais para atingirmos nosso objetivo, então tentaremos dar algumas dicas simples para isso. Começaremos este artigo com motivação.
Explicação
A motivação de todos os trabalhadores em nossas granjas deve ser sempre intrínseca. O que quero dizer com isto? Que os trabalhadores devem ser auto motivados, visto que um trabalhador motivado é criativo, responsável, trabalhador e fiel. Vamos sempre manter esta frase em mente: "ou você faz o que gosta ou encontra prazer no que faz."
Aqui estão algumas pequenas dicas para fazer isso:
1. Sentir-se parte da equipe:
- Diariamente na hora do almoço é bom estabelecer um diálogo com nossos colaboradores para que cada um conte o que encontrou em seu setor naquele dia.
- Uma vez por semana, as sextas-feiras ou segundas-feiras é importante que haja uma pequena reunião com todos os trabalhadores onde possam ver e comentar facilmente os resultados de cada setor da semana anterior. Para isso utilizaremos alguns painéis ou gráficos onde atualizaremos esses dados semanalmente e analisaremos se atingimos os objetivos traçados:
- Coberturas semanais, partos, desmames, mortes por fase de criação e nascidos: totais, vivos e mortos.
- Mensalmente uma reunião um pouco mais extensa, pode ser com um almoço ou refeição simples oferecida pelo proprietário, na qual seja abordado os resultados do mês finalizado e ver a evolução dos setores. Aqui é bom que cada trabalhador fale primeiro mostrando os resultados de seu setor seguindo o seguinte esquema:
- Resultados.
- Porque dos mesmos.
- Estratégias a seguir para continuar melhorando.
O gerente e o proprietário falarão ao final para sintetizar tudo o que foi dito, contribuir com seus pontos de vista e decidir as estratégias a serem seguidas conforme discutidas na reunião.
2. Ter responsabilidade:
É importante que todos os trabalhadores tenham alguma responsabilidade na granja para se sentirem envolvidos e, portanto, motivados com o funcionamento da mesma. Para isso teremos:
- Um encarregado geral
- Responsável por cada setor
Temos que ter consciência de que a responsabilidade deverá ser remunerada de alguma forma para que o trabalhador não perca a motivação. Falaremos sobre isso em uma próxima oportunidade.
.