A limpeza é tão importante?
Este é um tópico frequentemente debatido, o quanto as baias devem ser limpas no vazio sanitário para a entrada dos leitões? Comparamos a limpeza entre granjas que usavam ou não ração medicamentosa e os resultados foram bastante surpreendentes. A carga de E. coli nas salas, comedouros e bebedouros das granjas que utilizavam ração medicamentosa não era tão diferente daquelas que não o utilizavam. No entanto, aqueles que o usaram claramente tinham valores mais elevados de resistência aos antibióticos e, muitas vezes, a resistência era contra os antibióticos que estavam sendo usados.
Portanto, devemos estabelecer como nosso objetivo eliminar todas as bactérias durante a limpeza? Talvez não, provavelmente se trata mais de construir o ecossistema microbiano certo na granja. Assim como a microbiota é frequentemente referida como um órgão em nosso corpo, talvez a microbiota deva ser vista como parte da granja. Quando eliminamos o alimento medicamentoso, estamos mudando a população microbiana da granja e chegar a um novo equilíbrio sempre leva tempo. Uma limpeza e desinfecção muito meticulosa pode abrir a porta para qualquer coisa que venha com os leitões e, então, a única maneira de controlar isso serão os antibióticos. O uso de probióticos no meio ambiente pode ser uma opção importante no futuro. E lembre-se que você está utilizando água para todos esses processos, portanto, você tem que estar atento à qualidade dessa água.
Controle ambiental
Este é um ponto importante, por isso queremos insistir. A maioria dos agricultores que não usa ração medicamentosa presta muita atenção aos detalhes ao controlar as temperaturas, ajustar a ventilação, etc. Não confie apenas no equipamento para fazer o trabalho. Controle a temperatura ao longo do dia e em diferentes áreas da casa. Reserve um tempo para conhecer suas instalações e ver como os animais se comportam, eles vão te mostrar onde estão os problemas. Compre um termômetro infravermelho e dê uma olhada nas baias, valera a pena.
Para sistemas de produção que possuem locais 1 e 2 em diferentes áreas, isso é especialmente importante. Mesmo se os caminhões tiverem um bom controle sanitário, os leitões sofrerão e as condições que encontrarem na transição são fundamentais para uma recuperação adequada. É literalmente tão estressante quanto o nascimento, por isso precisamos ter o mesmo cuidado com os leitões..
Verifique sua definição de all-in-all-out
Sim, nós sabemos, todos sabem o que significa all-in-all-out. Mas vamos ver de novo. Tudo dentro / Tudo fora significa que você:
- irá retirar todos os leitões na sala
- irá limpar e desinfetar a sala e esperar a secagem ser adequada
- irá alojar o próximo lote.
E é isso. O All In / All Out não inclui uma etapa em que "trazemos os resquícios do lote anterior para esta outra sala." Se tiver algo, é melhor não limpar. Já dissemos tantas vezes aos trabalhadores que a limpeza é tão importante que eles (e muitas vezes nós) se esquecem de que o principal transmissor da doença é o suíno, e não a baia.
O elefante na sala
Goste ou não, há dois pontos sobre os quais devemos conversar: a idade ao desmame e as vagas disponíveis. Não se trata apenas de cumprir a lei; Se dermos aos leitões um pouco mais de espaço no período de parto e transição e deixá-los de 3 a 4 dias extras com a fêmea, isso pode fazer uma grande diferença. Economicamente, pode parecer que não faz sentido quando você lê, mas se você tentar, mudará de ideia. Esqueça o que acontece na transição e concentre-se no tempo e no custo de trazer esses suínos ao peso de mercado. Você pode facilmente economizar uma semana de engorda.
Mensagem final
Resumindo, não existe solução mágica para se livrar de rações medicamentosas com antibióticos ou ZnO. Precisamos encarar a verdade: será difícil, caro e exigirá tempo e grandes doses de trabalho em equipe. Converse com outros produtores, compartilhe suas experiências, trabalhe com seu veterinário / zootecnista / consultor e force-os a encontrar as melhores informações. Biossegurança, higiene, controle ambiental, vacinação, espaço ... são todos importantes e não podemos dizer qual é o mais importante para a sua granja. O que podemos dizer é que em 3 anos você estará se perguntando por que não fez isso antes.