Movimentação animal! Sem dúvida, está entre as tarefas que testam a resistência física e "mental" do trabalhador. Sim, quem trabalha diariamente na granja está sempre em movimento: leva as matrizes às diferentes salas (parto, inseminação, gestação...), leva os leitões ao desmame, transfere-os para a transição, carrega-os no caminhão, move-os para a terminação... é interminável! E, muitas vezes, além do esforço físico, há o mental: animais que se viram no corredor, outros que gritam e assustam os outros, aqueles que se recusam a ir ao seu destino e insistem, estoicamente, em tentar voltar à sua origem, e quanto mais experiência os suínos têm, mais se mostra!
Mas o que realmente leva a paciência deles ao limite é que, quando estão prestes a entrar no destino, o painel que estava mal fixado cai e todos (pessoas e animais) correm pelos corredores.
Este painel muito simples, mas funcional, é utilizado para mover os suínos na sala de terminação.
O suinocultor comprou alguns painéis laterais de caminhões antigos feitos de alumínio, ou seja, leves e resistentes até contra os suínos mais fortes. Ele mediu a altura das paredes e a largura do corredor e construiu alguns painéis 30 cm mais altos que as paredes e um pouco mais estreitos que os corredores; Na parte superior, fixou dois ganchos da largura das paredes do corredor e, em uma das duas laterais, acrescentou mais dois ganchos para guardar os painéis quando não estiverem em uso.
Eles são fixados com os ganchos superiores nas paredes do corredor, ficando inclinados (porque fica 30 cm mais alto que as paredes do corredor), próximo à entrada da baia por onde os animais devem entrar ou sair. Desta forma, os suínos não podem movê-lo ou puxá-lo com o focinho. Terminado a movimentação dos animais, pendura-se por meio dos ganchos em uma das faces na mesma parede do corredor, sempre disponível e sem atrapalhar a passagem.