Nem sempre é possível (técnica e / ou economicamente) instalar sistemas de resfriamento adequados em todos os galpões. E quando o calor atinge limites difíceis de suportar para eles (e para nós) é fundamental intervir de alguma forma.
O que normalmente se faz é instalar um ventilador que, movimentando o ar, alivia um pouco o calor dos animais. Mas se combinarmos o ar com um pouco de água é possível baixar alguns graus da temperatura ambiente.


Foi assim que este produtor interveio: primeiro ele instalou um ventilador na janela da sala de gestação, que empurra o ar para dentro, em direção às fêmeas.
Em seguida, instalou um sprinkler (nebulizador) na frente do ventilador, por dentro, ajustável manualmente por meio de uma válvula esférica.
O sprinkler é posicionado de forma que a névoa de água seja direcionada sobre a coluna de ar que sai das pás do ventilador.
As gotículas de água se misturam com o ar e são arrastadas para o meio ambiente, o que contribui para baixar significativamente a temperatura, proporcionando um benefício considerável aos animais.
