Muitos suinocultores decidem fazer suas próprias rampas para carregar seus animais; seja para economizar dinheiro ou porque precisam de algo feito sob medida. Existem todos os tipos: madeira, ferro ou aço, mistos, com ou sem rodas, com ou sem mecanismo de ajuste de altura, etc.
Porém, não se trata de uma ferramenta trivial, carregar suínos no caminhão é um trabalho exaustivo que exige experiência: é importante conhecer o seu comportamento e criar um percurso “atraente” que favoreça primeiro a aproximação à rampa e depois a subida. Os suínos devem ser direcionados por um caminho único que evite aglomerações perigosas. Ao chegarem à rampa, muitas vezes ficam presos, seja pela novidade (terreno diferente, ambiente externo, claro/escuro, etc.) ou pela inclinação.
Apresentamos uma rampa de “emergência” que este suinocultor fez utilizando os painéis isolantes que sobraram da construção da maternidade. Três painéis (as paredes laterais e o piso) são parafusados a três molduras em forma de U que sustentam a estrutura.
No painel foi fixada uma tela eletrossoldada que serve de base e de superfície “antiderrapante” para as patas dos animais.
Estes painéis são tão leves que a rampa é facilmente transportável, mesmo sem rodas. É claro que tal estrutura só pode ser usada para transportar leitões (e não animais de grande porte). Neste caso, utiliza-se para carregar leitões que não excedam 30 kg de peso vivo. Além disso, devido ao seu comprimento limitado, só pode ser utilizado a partir de um corredor já elevado.
Além disso, utilizou um quarto painel que, com um sistema simples de fixação à rampa, funciona como funil em direção à rampa de carregamento. Não é perfeito, mas funciona!