Na suinocultura, a assistência ao parto é uma das tarefas com maior impacto no número de leitões produzidos por fêmea/ano. A pessoa que assiste os partos visa maximizar o número de leitões vivos, procurando:
- Reduzir o número de natimortos controlando regularmente a taxa de expulsão dos leitões e, eventualmente, intervindo farmacologicamente e/ou manualmente, se necessário.
- Limitar a mortalidade neonatal dos leitões mais fracos e, sobretudo, evitar o esmagamento.
Nesta fase produtiva (juntamente com a inseminação) a atenção humana concentra-se na matriz como animal individualizado, em contraste com o resto da produção, onde a atenção dos tratadores é dirigida ao grupo.
Por isso é importante saber coisas sobre aquele animal em particular: sua idade, número de partos, dentre outros... ou seja, toda a sua vida produtiva (se os dados foram coletados!), assim podemos prever seu comportamento de parto e decidir quanto do nosso tempo e atenção ela precisa.
Assumindo que muitos destes dados foram recolhidos em partos anteriores, temos que lê-los fêmea a fêmea e, se forem muitas matrizes, corremos o risco de "perder" muito tempo com os animais errados.
Mas há uma solução.
Quando tivermos impresso o arquivo da matriz que irá para a maternidade, com todos os seus dados, precisamos ler para ter informações, como por exemplo, se teve natimortos, leitões esmagamentos, etc... E se acharmos que esta fêmea precisa de mais atenção no parto, adicionamos um texto vermelho a ficha do animal que chama a nossa atenção no momento do parto. "Pode ter a certeza, que quando ver o vermelho vai prestar mais atenção a esta matriz", diz Agostino, o inventor deste carimbo.
Este é o carimbo que Agostino preparou: PERIGO, PRESTA ATENÇÃO. Que carimba nos arquivos das matrizes que considera "em risco".
A ficha é pendurada na baia de parto, em posição bem visível, com o texto em vermelho e o número de leitões mortos e esmagados durante a vida reprodutiva.
A ficha é usada durante o parto para registrar eventos importantes e os vários tratamentos farmacológicos que eventualmente são usados na fêmea.