Quanto maior a concentração energética, em princípio, melhor a conversão alimentar (CA), mas desde que acompanhada de uma correta ingestão proteica. Quanto maior a concentração energética, menor a ingestão diária e maior deve ser o teor de proteína. A falta de proteína impedirá atingir o máximo de deposição muscular, o que poderia alterar a composição corporal em favor de um maior percentual de gordura, o que afetaria negativamente. Mas os excessos de proteínas ou aminoácidos específicos também o prejudicam.
A dieta deve ser livre de fatores antinutricionais (fatores antitrípticos, alcalóides, etc.) porque, como o nome sugere, eles retirarão o valor nutricional da dieta, resultando em aumento da conversão alimentar; e tóxico. A presença de micotoxinas pode afetar a ingestão diária de ração e exercer uma ação negativa na parede intestinal, levando a um efeito negativo no crescimento e na eficiência alimentar.
A moagem da ração afeta a digestibilidade dos nutrientes, de modo que moagens mais grossas tendem a piorar as conversões, enquanto moagens mais finas as melhoram. No entanto, uma moagem muito fina pode se tornar prejudicial devido ao seu efeito favorável nas úlceras gástricas.
As rações de pellets melhoram a conversão alimentar devido à palatabilidade melhorada, desperdício reduzido e, devido ao tratamento térmico dos ingredientes, melhor utilização de nutrientes. Embora a melhoria observada na conversão alimentar da alimentação peletizada possa ser confundida com a redução do tamanho das partículas de grãos, a melhoria geral do desempenho das dietas peletizadas foi bem documentada, com melhorias de até 7% de conversão (Wondra, KJ, et al.1995) . Mas é importante especificar que nos casos em que o granulado é de má qualidade, com percentagens de farinha mista, este efeito benéfico pode ser perdido, levando mesmo a aumentos consideráveis de conversão nos casos em que a apresentação em farinha supõe uma porcentagem considerável da ração (>25%).
Fatores externos que afetam a conversão alimentar:
Ou navegue em nossa ferramenta para identificar a causa da conversão alimentar elevada:
Voltar ao início da ferramenta