X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
1
1
Leia este artigo em:

Como é projetada a sala de maternidade?

1 comentários

As maternidades são projetadas e construídas com o maior conforto para as matrizes e seus leitões, levando em consideração desde a facilidade de movimentação dos animais e dos funcionários que cuidam deles, até o controle de temperatura e ventilação.

Sala de maternidade, Granja Chambacú. Las Lajas Agropecuaria S.A.S.
Sala de maternidade, Granja Chambacú. Las Lajas Agropecuaria S.A.S.

Depois de inseminadas e tendo período de gestação completo, as matrizes são deslocadas para a baia de maternidade, onde ficam para parir e amamentar os seus leitões por um período de três a quatro semanas, dependendo do sistema de produção e da genética.

Os alojamentos para matrizes e seus leitões são constituídos por um piso geralmente de plástico, mas também pode ser de metal ou concreto armado; Esse piso fica em uma fossa inundável onde a água recebe os excrementos dos animais, facilitando sua evacuação para o sistema de manejo de dejetos suínos. As fossas devem ter uma profundidade efetiva de 40 cm de água, mais 5 cm até o fundo do sistema de suporte do piso; a superfície das fossas deve ser lisa e com inclinação mínima de 5%, a figura 1 mostra um corte esquemático das fossas e do sistema de drenagem.

Ilustração 1. Plano transversal da maternidade

Seção esquemática das fossas e do sistema de drenagem.
Seção esquemática das fossas e do sistema de drenagem.

As matrizes são alojadas em gaiolas metálicas com sistemas antiesmagamento para proteger os leitões, algumas têm a opção de prolongamento; cada unidade é separada das demais por meio de uma divisória geralmente feita de PVC, com comprimento igual ao comprimento da baia e altura de 40 cm.

Alguns tipos de maternidades têm escamoteadores, que são zonas onde os leitões encontram um refúgio que lhes proporciona condições especiais de temperatura. Os escamoteadores podem ser de alvenaria, concreto ou plástico, neles podem ser instalados sistemas de aquecimento para manter a temperatura mais adequada para os leitões, algumas unidades utilizam sistema de aquecimento no piso por meio de tapetes térmicos.

Recomenda-se que os corredores de trânsito para matrizes e funcionários sejam construídos com concreto de alta resistência que resista à abrasão dos cascos dos animais e à lavagem que geralmente é feita com água pressurizada.

As granjas suinícolas localizadas em áreas geográficas equatoriais ou subtropicais e em pisos térmicos médios ou frios são geralmente construídas com sistemas de cortinas cuja parte móvel é a que está no topo para controlar a temperatura das salas. A cortina abre conforme a necessidade de uma temperatura mais baixa.

Existem também maternidades que utilizam sistemas de ambiente controlado, em áreas que são muito quentes ou com diferenças significativas de temperatura dependendo da época do ano.

Sala de maternidade, Granja Córcega. Las Lajas Agropecuaria S.A.S.
Sala de maternidade, Granja Córcega. Las Lajas Agropecuaria S.A.S.

O número de baias é determinado tendo em conta o número de matrizes efetivas que a granja possui ou a modulação do parto por lotes que tenham sido estabelecidas.

Recomenda-se que o número de partos por faixas seja par, o número ideal de partos é múltiplo de 6, em granjas maiores também podem ser utilizados múltiplos de 15, isso porque é conveniente que as linhas tenham o mesmo número de unidades de parto.

Uma forma prática de calcular o número de partos é a seguinte:

Ciclo de produção da matriz: gestação 114 dias + lactação 28 dias + vazio 7 dias = 149 dias

A média de partos de uma matriz por ano é calculada dividindo o número de dias por ano pelos dias do ciclo.

365 dias por ano/ciclo de 149 dias = 2,45 partos por ano

O número de fêmeas efetivas necessárias para um parto semanal é:

1 parto/semana X 52 semanas/ano ÷ 2,45 partos/ano = 21,22 ~ 22 matrizes

Uma sala de maternidade para cada 22 porcas efetivas.

Dimensões da sala de maternidade

As maternidades têm as seguintes dimensões: a gaiola onde a matriz está alojada tem uma largura entre 0,60 metros (m) e 0,64 metros efetivos sem contar a espessura do material da gaiola e o seu comprimento é entre 2,2 até 2,4m.

As dimensões da baia são 2,4 m de comprimento e variam de 1,8 m a 2,4 m de largura, dependendo do desenho e se tem ou não escamoteador, tem dimensões da largura da baia vezes 0,5m.

Os corredores de trânsito para as matrizes, por onde entram na gaiola têm uma largura mínima de 0,9 m e não mais de 1,2 m. Estas larguras são adequadas para o manuseio da matriz, pois permite que ela gire em direção às gaiolas confortavelmente e ao mesmo tempo permitem que o funcionário as guie sem dificuldade.

A passagem para o funcionário alimentar as matrizes ou supervisionar os leitões tem 0,7 m de largura.

A sala deve ter uma boa iluminação para que os funcionários possam realizar o seu trabalho adequadamente, também deve ter um sistema de troca de ar, seja através de ventilação natural ou artificial.

O sistema de água deve ter as quantidades necessárias, por isso a rede deve ser calculada conforme necessidade da sala, que é definido em 2 litros/minuto por matriz alojada.

A Figura 2 mostra a planta baixa de uma sala com 48 baias, 12 para cada uma das quatro linhas; Cada unidade foi projetada para ter 1,8 m de largura x 2,4 m de comprimento com um escamoteador frontal.

Ilustração 2. Planta baixa da sala de maternidade

48 baias 12 para cada uma das quatro linhas.
48 baias 12 para cada uma das quatro linhas.

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
14-Dez-2023 priscila-bernhardÓtimo artigo. Minha maior objeção é quanto as padronizações do Bem-estar nas granjas, seja maternidade ou outros sítios, percebo que cada empresa de equipamento possuí um padrão e métricas diferentes de Bem-estar.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Figura 2. Planta do galpão DF.

Como projetar instalações de desmame-terminação?

Neste artigo apresentaremos os aspectos técnicos para o dimensionamento dos galpões que são utilizados para receber os leitões desmamados e mantê-los no mesmo local até a terminação. Em inglês, esse tipo de instalação é chamado de "Wean to Finish (WTF)" e em português "Desmame à Terminação (DF)". Este tipo de projeto substitui as instalações de transição e de terminação.

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 157229 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista