X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
2
2
Leia este artigo em:

A planta ideal de uma instalação para limpeza e desinfecção de caminhões de transporte de animais

2 comentários

Este artigo descreve como seria uma planta "ideal" de uma instalação para a limpeza dos caminhões utilizados no transporte de animais, com padrões máximos.

Nos pediram para projetar o que seria uma planta "ideal" para a limpeza de caminhões de transporte de animais. O procedimento em si e a biossegurança foram levados em consideração.

A planta possui padrões máximos, mas cada empresa pode estabelecer qual seria o design que atenda aos seus custos e necessidades.

Também foi levado em consideração o atendimento aos critérios mínimos para um centro de limpeza e desinfecção de veículos dedicados ao transporte rodoviário de animais.

É uma planta com entrada e saída independentes, com fluxo sempre à frente e com a premissa de que há pessoal especializado em cada área para realizar os diferentes procedimentos. A planta é dividida em três zonas: a zona onde a limpeza é realizada ou a zona suja (em vermelho), a zona de validação do processo de limpeza (em cinza) e a zona de desinfecção ou zona limpa (em verde).

Foram considerados o fluxo do caminhão, o pessoal da fábrica e o motorista que deve mover o caminhão de uma área para a próxima. Devido aos tempos necessários para as diferentes tarefas e ao fluxo da planta, as áreas de limpeza podem ser duplicadas ou triplicadas em relação à(s) área(s) de desinfecção.
Existem duas áreas de serviço, uma na área de limpeza e outra na área de desinfecção, com áreas de espera, chuveiros e uma muda de roupa tanto para a equipe quanto para o motorista.

A parte interna da cabine é limpa e desinfetada na área de desinfecção, exceto os tapetes e elementos móveis que serão removidos para a área suja para limpeza e desinfecção e que não voltarão a entrar no veículo até sua partida, uma vez terminado todo o processo.

Pontos críticos da planta

1. Zona de espera dos caminhões “sujos”, na entrada da planta.

2. Zona de limpeza o zona suja:

  • Antes da limpeza, um robô com água quente cuidará da parte de baixo do caminhão (importante no caso de lama ou neve) e removerá o material mais grosseiro da parte de baixo.
  • O fluxo de motoristas após o estacionamento nesta área: Eles devem passar pela recepção e ter uma área habilitada para descanso ou saída para o exterior.
  • Fluxo da equipe de limpeza: toda a equipe tem acesso à fábrica através de uma área separada, onde não há cruzamentos com motoristas de transporte. Eles têm vestiários para uma mudança completa de roupas e um chuveiro de saída. Este vestiário é conectado a uma sala de descanso e ao armazém onde teremos o equipamento de proteção individual (EPI) necessário para o seu trabalho (botas, roupas de borracha, macacão, óculos, luvas e máscaras).
  • A remoção de sólidos pode ser feita manualmente ou com uma mangueira de baixa pressão e alto fluxo.
  • Os tapetes e elementos móveis serão removidos para limpeza e desinfecção em uma área externa e depois levados para a área de saída para coleta.
  • Esta área será equipada com mangueira de baixa pressão, mas de alto fluxo, um dispensador de detergente e uma mangueira com água quente e alta pressão. Da mesma forma, haverá uma plataforma nas laterais que permite uma limpeza correta das partes superiores do caminhão.
  • Nesta área, há um aspirador de pó para limpar a cabine.
  • É importante que o solo nesta área tenha uma inclinação adequada (2% a 3%) para coletar a água de limpeza, além de ter um bom sistema de iluminação.
Zona de lavado de los camiones.
Zona de lavado de los camiones.

3. Zona intermediária ou zona cinza:

  • Quando a limpeza estiver concluída, o motorista passará pela recepção novamente e subirá para a cabine para mover o veículo em direção à área intermediária. Nesta área, o motorista não sai da cabine.
  • Uma inspeção visual ou por câmera da condição do veículo será realizada para obter acesso à área de desinfecção ou área limpa. O pessoal encarregado da inspeção será o pessoal da área limpa, para evitar que sejam os mesmos operadores que limparam o caminhão.
  • Se a inspeção resultar em aprovação, o caminhão passará pelo arco de desinfecção, pela desinfecção do piso e terá acesso à área limpa. Caso contrário, ele deve retornar à área de limpeza para fazer as correções necessárias.
  • Nesta área, há a entrada e vestiários para os funcionários que trabalharão na área intermediária e na área limpa. A forma de entrada será feita através de uma ducha "seca". Uma troca completa de roupas e calçados será necessária na entrada e saída.
  • O solo nessa área também terá uma inclinação de 2-3% para permitir a drenagem.
Zona de inspección de los camiones, tras el lavado
Zona de inspección de los camiones, tras el lavado

4. Zona de desinfecção ou zona limpa:

  • Ao chegar na área de desinfecção, o motorista descerá da cabine e seguirá uma rota "suja" para o seu vestiário, onde haverá um procedimento de banho e troca de roupa e sapatos (deve-se ter em mente que o motorista entrará em um veículo "limpo"). Roupas sujas podem ser ensacadas e seladas para serem transportadas (seladas a quente) ou, se for uma lavanderia particular de uma empresa, providenciar lavagem e desinfecção. Além disso, ele terá acesso a uma área de espera apenas para motoristas.
  • O processo de desinfecção pode ser feito por calor, desinfecção química ou ambos. No caso desta planta, um sistema de desinfecção térmica foi instalado, mas seria necessário apenas modificar as máquinas para realizar a desinfecção química.
  • A desinfecção do interior da cabine também será realizada nesta área.
  • Quando o processo de desinfecção estiver concluído, o motorista entrará na cabine por uma rota "limpa", subindo até a cabine pela porta do passageiro.
Zona de desinfección de los camiones, en este caso térmica.
Zona de desinfección de los camiones, en este caso térmica.

5. Zona de saída:

  • Nesta área, há espaço para estacionar os caminhões limpos e será hora de coletar os elementos móveis (tapetes, tábuas, etc.) que foram removidos na área de limpeza e que foram limpos e desinfetados em uma área externa da instalação de lavagem.
  • Além disso, o motorista receberá o certificado de limpeza e desinfecção por e-mail.
  • É opcional ter um armazém de serragem nesta área.

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
25-Ago-2024 ana-paula_1Como deve ser o destino da agua/residos da lavagem?
12-Set-2024 lucas-luis-filippiMuito importante pensando na sanidade animal, mas como isso afeta o direcionamento e tratamento de resíduos?
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 157246 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista