A saciedade sensorial específica é um fenômeno fisiológico associado à diminuição do valor hedônico específico das propriedades sensoriais dos alimentos. Na produção suína, as propriedades organolépticas dos alimentos diferem pouco entre e dentro de cada período de produção. Esta falta de variedade pode levar a uma saciedade sensorial específica, o que pode afetar negativamente o consumo de ração dos suínos, mesmo quando as suas dietas satisfazem todas as necessidades nutricionais. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos a curto prazo da saciedade sensorial específica no consumo de ração e palatabilidade em leitões de creche.
Métodos: Trinta e dois leitões de transição (avaliados aos pares) foram expostos a ensaios de alimentação de curta duração durante 6 dias. No Teste 1, os animais acessaram, durante 90 minutos, em três dias consecutivos, três comedouros: um com sabores diferentes; outro com o mesmo sabor; e o terceiro com mistura dos três sabores em desenho de quadrado latino 3 × 3. No Teste 2, com os mesmos animais e sabores diferentes, os três comedouros foram disponibilizados sucessivamente (1 comedouro a cada 30 min). Nos Testes 1 e 2, foi medido o consumo de ração. Adicionalmente, no Teste 2, foram utilizadas gravações de vídeo para avaliar o tempo de consumo e a frequência de abordagem ao comedouro para avaliar a palatabilidade.
Resultados: No Teste 1 foi observada interação dia por dieta, onde a dieta com diferentes sabores foi a menos consumida no primeiro dia, mas a mais consumida posteriormente. No Teste 2, uma interação tripla entre dieta, dia e pedido modificou os padrões de ingestão e consumo dos suínos, onde a dieta com diferentes sabores apresentou os maiores valores na última ingestão do terceiro dia experimental. A variedade de sabores, entre ou dentro dos episódios de consumo, pode melhorar o consumo de ração e a palatabilidade em leitões de transição. No entanto, é importante ter em conta o efeito da neofobia quando os suínos são expostos a um novo sabor para evitar uma possível diminuição do seu consumo de ração.
Conclusão: Os resultados deste estudo sugerem que dietas sensoriais variadas podem ser utilizadas como estratégia para reduzir a saciedade sensorial específica em leitões de transição provenientes de granjas convencionais.
Huenul E, Salazar L, Frias D, Videka M, Luna D, Dwyer DM, Figueroa J. Effects of flavour variety on the intake and palatability of commercial feed in nursery pigs. Frontiers in Veterinary Science. 2023; 10: 1218198. https://doi.org/10.3389/fvets.2023.1218198