X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

A vacina em teste contra PSA protege efetivamente raças de suínos contra a cepa vietnamita em circulação

A vacina para PSA em teste , ASFV-G-ΔI177L, é capaz de induzir proteção contra a cepa vietnamita virulenta.

7 Outubro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A recente disseminação da peste suína africana (PSA) na República Popular da China e em países vizinhos na Ásia teve consequências econômicas importantes, com um custo direto estimado de US $ 55 a US $ 130 bilhões. Esta pandemia, detectada originalmente na República da Geórgia em 2007, devastou a indústria suína em amplas áreas geográficas do Sudeste Asiático, com 14 países relatando surtos de PSA desde que o primeiro caso documentado foi confirmado na cidade de Shenyang, província de Liaoning, China , em 3 de agosto de 2018 (Wang, Sun e Qiu, 18). Na ausência de vacinas disponíveis, o controle da PSA depende da detecção e eliminação de animais infectados.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) desenvolveu recentemente uma vacina experimental recombinante candidata, ASFV-G-ΔI177L, excluindo o gene I177L do genoma da cepa Geórgia do vírus PSA pandêmico altamente virulento que protege efetivamente os suínos da cepa parental . A partir daqui, os estudos iniciais foram expandidos demonstrando que o ASFV-G-ΔI177L é capaz de proteger suínos contra a cepa ASF virulenta, que circula atualmente no Vietnã, com eficácia semelhante à relatada contra a cepa Geórgia. Estudos comparativos realizados com um grande número de animais de origem europeia e vietnamita mostraram que uma dose mínima protetora de 102 HAD50 de ASFV-G-ΔI177L protege os animais de ambas as origens igualmente. De acordo com os resultados, o início da imunidade nessas raças se manifestou em aproximadamente um terço dos animais na segunda semana após a vacinação, e a proteção completa foi alcançada na quarta semana após a vacinação.

Em conclusão, os resultados demonstraram que ASFV-G-ΔI177L é capaz de induzir proteção contra a cepa vietnamita virulenta e é eficaz na proteção de raças de suínos indígenas tão eficientemente quanto mostrado anteriormente em suínos cruzados europeus. Até onde sabemos, este é o primeiro relatório que mostra a eficácia de uma vacina candidata baseada na Geórgia em 2007 em uma raça de suínos asiáticos ou desafiada com uma cepa asiática do vírus PSA.

Hanh TX, Phuong LTT, Huy NQ, Thuy DT, Van Dung N, Gay CG, Borca MV, Gladue DP. African swine fever virus vaccine candidate ASFV-G-DI177L efficiently protects European and native pig breeds against circulating Vietnamese field strain. Transbound. Emerg. Dis. 2021. Accepted Author Manuscript. https://doi.org/10.1111/tbed.14329

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 153719 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista