A filtração do ar que entra nas granjas de suínos reduziu significativamente a incidência de infecções causadas pelo vírus da síndrome respiratória e reprodutiva dos suínos (PRRSV) em granjas no meio-oeste dos Estados Unidos. Apesar do investimento significativo feito na instalação de filtros de ar, a natureza e o tipo de vírus capturados por esses filtros ainda são desconhecidos devido à falta de disponibilidade de métodos confiáveis para extrair e detectar esses vírus. Este estudo demonstra que a extração de partículas virais de filtros de ar triturando amostras de filtro com nitrogênio líquido, em combinação com o reagente TRIzol para extrair RNA, pode detectar tanto PRRSV quanto o vírus influenza A (IAV) em filtros de ar usados classificados como 14, 15 e 16 no mínimo Valor do Relatório de Eficiência (MERV).
Como resultado, PRRSV foi detectado em 27% (12/44) e IAV em 66% (29/44) dos filtros instalados entre 12/08/13 e 12/07/17. Curiosamente, o PRRSV também foi detectado em filtros usados de granjas com status negativo de PRRSV no momento da remoção do filtro. A presença de PRRSV e IAV nos filtros usados mostra provável evidência de disseminação de aerossóis entre granjas para esses vírus.
Os métodos derivados deste estudo abrem novas possibilidades para a continuidade da investigação da transmissão aérea e do risco de introdução do vírus em granjas, contribuindo para o controle de doenças suínas.
Nirmala J, Alves G, Vilalta C, Yang M, Rendahl A, Olson B, Torremorell M. Evaluation of viral RNA extraction methods to detect porcine reproductive and respiratory syndrome and influenza A viruses from used commercial HVAC air filters from swine farms. Journal of Aerosol Science. 2021; 151:105624. https://doi.org/10.1016/j.jaerosci.2020.105624