A água é um nutriente vital para os mamíferos, incluindo o suínos. Apesar disso, o uso de bebedouros e água durante o período de terminação ainda não foi explicitamente quantificado. O objetivo deste estudo foi entender melhor o uso de bebedouros por suínos de terminação e sua relação com a localização do bebedouro, idade, horário do dia, densidade da baia, material de enriquecimento e caudofagia. O experimento incluiu 110 baias de suínos durante um período de 9 semanas, com dois bebedouros por baia. As baias tinham uma densidade de 0,73 m2/suíno (n = 54 baias, 18 suínos por baia) ou 1,21 m2/suíno (n = 56 baias, 11 suínos por baia), eram fornecidas com palha (n = 54, 150 g por porco por dia) ou não (n = 56), e porcos alojados com cauda intacta (n = 50) ou cortada (n = 60). A utilização dos bebedouros foi registrada automaticamente por meio de medidores de vazão e foram somados o consumo de água (L) e o número de acionamentos por hora e suíno. As baias que não apresentavam mordeduras de cauda (pelo menos um suíno na baia com ferida na cauda) foram usadas para investigar o uso normal de bebedouros pelos suínos (n = 56).
O consumo de água dos suínos aumentou de 3,7 para 8,2 L por suíno por dia durante as 9 semanas e esse aumento foi observado principalmente durante os dois maiores picos do padrão diurno dentro do período de atividade dos suínos (06:00–18:00: 00). Não foi observado tal aumento na frequência de ativação, com uma média de 50 ativações por suíno por dia. A redução da densidade da baia aumentou tanto o consumo de água quanto a frequência de ativação durante o período de atividade, sugerindo que os suínos com espaço disponível e uma relação animal/bebedouro padrão podem ter acesso restrito aos bebedouros. Os suínos também parecem preferir usar os bebedouros mais próximos dos comedouros. O consumo de água e a frequência de ativação não mudaram nos 3 dias anteriores a um evento de caudofagia, mas diferenças gerais foram observadas entre baias com ou sem o distúrbio.
Esses resultados podem explicar o sucesso de estudos anteriores na classificação entre baias com ou sem caudofagia usando dados de sensores sobre o uso de bebedouros.
Larsen MLV, Pedersen LJ. Use of drinkers by finisher pigs depend on drinker location, pig age, time of day, stocking density and tail damage. Frontiers in Veterinary Science. 2022; 25(9): 1029803. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fvets.2022.1029803