X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Transplante de filtragem fecal em leitões recém-nascidos para reduzir a diarreia pós-desmame

A administração pós-natal precoce do transplante de filtrado fecal mostrou efeitos clínicos positivos em leitões após o desmame.

21 Maio 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A diarreia pós-desmame continua sendo uma causa importante de mortalidade e morbidade na produção de suínos. O transplante de filtragem livre de bactérias (transplante de filtragem fecal, TFF) mostrou efeitos protetores no intestino dos leitões recém-nascidos e sugere-se que o estabelecimento pós-natal precoce do microbioma intestinal determine a estabilidade e a robustez subsequentes do intestino. Portanto, este estudo levantou a hipótese de que o transplante pós-natal precoce de fezes livres de bactérias teria um efeito protetor contra a diarreia pós-desmame

Métodos: Usando filtragem fecal de leitões saudáveis, foi comparada a administração oral de transplante de filtragem fecal (TFF, n = 20) e solução salina (controle, n = 18) em leitões recém -nascidos. O crescimento, a prevalência de diarreia, os parâmetros sanguíneos, as medições dos órgãos, a morfologia e as enzimas da borda intestinal e a composição bacteriana do lúmen intestinal pelo sequenciamento do amplicon do gene 16S RNA foram avaliadas.

Resultados: Os dois grupos mostraram um ganho diário médio semelhante durante a lactação, enquanto no período pós-desmame um ganho negativo médio nos dois grupos foi observado. Enquanto a diarreia estava praticamente ausente nos dois grupos antes do desmame, houve uma menor prevalência de diarreia em 27 (p = 2,07*10−9), 28 e 35 no grupo TFF em relação ao controle. Para desmame, no dia 27, o grupo TFF teve um número maior de glóbulos vermelhos, monócitos e linfócitos, enquanto no 35º, ou seja, uma semana após o desmame, os dois grupos eram semelhantes em termos de hematologia. O perfil bioquímico foi praticamente semelhante entre os grupos TFF e controle nos dias 27 e 35, exceto por um nível mais alto de alanina aminotransferase e um nível mais baixo de Mg no grupo TFF. Da mesma forma, o peso dos órgãos em relação ao peso corporal foi muito semelhante no dia 35, embora com menor peso estomacal e maior teor de cólon no grupo TFF em relação ao controle. A porcentagem da mucosa intestinal e a atividade enzimática da mucosa foram semelhantes entre os dois grupos no dia 27 e 35.

Conclusão: A administração pós-natal precoce do transplante de filtro fecal mostrou efeitos clínicos positivos em leitões após o desmame, embora com efeitos sutis na mucosa intestinal e microbioma. O tratamento profilático com transplante de filtro fecal pode oferecer um meio de reduzir a morbidade, embora estudos mais amplos sejam necessários para documentar o tamanho do efeito.

Larsen C, Andersen AB, Sato H, Brunse A, Thymann T. Transplantation of fecal filtrate to neonatal pigs reduces post-weaning diarrhea: A pilot study. Frontiers in Veterinary Science. 2023(10). https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fvets.2023.1110128

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 153578 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista