X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos da transferência materna de compostos fitogênicos no desempenho e na saúde intestinal de leitões

Compostos fitogênicos suplementados em porcas hiperprolíficas podem melhorar o desempenho dos leitões.

22 Abril 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O aumento da prolificidade da porca e o consequente aumento do tamanho da leitegada estão correlacionados com uma maior mortalidade de leitões recém-nascidos e baixo peso ao nascer (BPN). Em geral, as ninhadas de BPN apresentam deficiências de crescimento a longo prazo. A disbiose intestinal é uma das principais razões pelas quais a morbidade e a deficiência de crescimento aumentam em leitões com baixo peso ao nascer. Muitos dos compostos bioativos no líquido amniótico também estão presentes no colostro. O líquido amniótico e o colostro são conhecidos principalmente por suas propriedades promotoras de crescimento no intestino neonatal. Os compostos fitogênicos (CF) são compostos bioativos naturais derivados de plantas. Foi relatado que os CF promovem a saúde e o bem-estar dos animais e melhoram o crescimento; portanto, é hipotético que a suplementação dietética de CF em porcas hiperprolíficas durante a lactação ou durante todo o período gestacional-lactação, influenciaria o desempenho da leitegada através da transferência materna desses compostos. Portanto, o objetivo do presente estudo foi avaliar a transferência materna de CF para líquido amniótico e leite, e seus efeitos no desempenho leitão e na expressão gênica no jejuno relacionados às funções intestinais. Para esse fim, um total de 81 porcas foi designado para um dos três tratamentos: um tratamento controle (C), que oferecia uma dieta não suplementada durante a gestação e lactação; e dois grupos suplementados com 1 g/kg de uma combinação de CF durante a lactação (L), ou durante a gestação e lactação (GL).

Vários CF da dieta, como timol e eucaliptol, atingiram o líquido amniótico (GL), enquanto apenas o timol atingiu o leite (L e GL). A suplementação com CF durante a GL aumentou o número de nascidos vivos e reduziu o peso ao nascer, enquanto não foram observadas diferenças entre os tratamentos para o peso de leitões lactentes (dia 20) e leitões desmamados (dia 7). O status antioxidante de leitões lactentes e desmamados melhorou nos leitões suplementados com CF. A expressão do RNAm jejunal em leitões lactentes dos grupos L e GL mostrou uma superexpressão da função barreira MUC2, da enzima digestiva IDO e dos genes PPARGC-α, TNF-α, TGF-ß1 e IL-10 da resposta imune.

Em conclusão, a transferência materna de CF melhorou o desempenho e o status antioxidante dos leitões, bem como a expressão gênica intestinal nos leitões em lactação.

Reyes-Camacho, D., Vinyeta, E., Pérez, J. F., Aumiller, T., Criado, L., Palade, L. M., Taranu, I., Folch, J. M., Calvo, M. A., Van der Klis, J. D., & Solà-Oriol, D. (2020). Phytogenic actives supplemented in hyperprolific sows: effects on maternal transfer of phytogenic compounds, colostrum and milk features, performance and antioxidant status of sows and their offspring, and piglet intestinal gene expression. Journal of Animal Science, 98(1), skz390. https://doi.org/10.1093/jas/skz390

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista