X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Tendências genéticas e fenotípicas no tamanho da leitegada, mortalidade de leitões e peso ao nascer em suínos

O aumento no tamanho das leitegadas e nas taxas de sobrevivência dos leitões devido a políticas genéticas equilibradas leva a uma redução no número total de leitões mortos, coincidindo com um determinado volume de produção de suínos.

3 Setembro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O tamanho das leitegadas em suínos tem aumentado constantemente desde 1990. Devido às correlações genéticas desfavoráveis ​​com a mortalidade dos leitões, os objetivos de produção devem incluir parâmetros de sobrevivência juntamente com o tamanho das leitegadas. Programas genéticos desequilibrados que negligenciam esta exigência levaram ao aumento dos níveis de mortalidade, atraindo a atenção negativa da sociedade. A genética equilibrada não tem esta desvantagem, mas a população em geral a ignora.

Métodos: Este estudo apresenta tendências de longo prazo realizadas no melhoramento comercial. Os dados incluíram (i) fenótipos de tamanho da leitegada, peso ao nascer e mortalidade de leitões, utilizados na estimativa de rotina do valor genético; e (ii) os valores genéticos estimados pelo gBLUP (genomic Best Linear Unbiased Prediction) assim obtidos. Os fenótipos de mortalidade de leitões (2001–2022) e peso ao nascer (2009–2022) foram relacionados ao tamanho da leitegada por ano de registro. Os valores genéticos estimados para os parâmetros de mortalidade foram regredidos com os do tamanho da leitegada por ano de nascimento (2012–2022).

Resultados: O tamanho médio da leitegada está muito fracamente correlacionado com os parâmetros de mortalidade e peso ao nascer, e essas correlações são desfavoráveis ​​(antagônicas) dentro de cada ano. No entanto, todos os parâmetros aqui analisados ​​mostram tendências fenotípicas e genéticas simultâneas favoráveis ​​ao longo do tempo: os antagonismos são neutralizados pela genética equilibrada. Acima do nível médio anual do tamanho da leitegada, as taxas de mortalidade no parto e na lactação aumentaram com o aumento do tamanho da ninhada em cada ano (desfavorável), mas as interceptações e inclinações anuais diminuíram de 2001 a 2022 (favorável). O peso médio ao nascer da leitegada diminuiu com o tamanho da leitegada em todos os anos (desfavorável), mas as interceptações anuais aumentaram e as inclinações diminuíram de 2009 a 2022 (favorável). O coeficiente de variação do peso ao nascer dentro da leitegada aumentou com o tamanho da leitegada em todos os anos (desfavorável), mas as interceptações anuais diminuíram de 2009 a 2022 (favorável). A proporção de nascimentos com baixo peso (ou seja, < 0,9 kg) para um determinado tamanho de leitegada está a diminuir ao longo do tempo, e o nível crítico de peso à nascença (abaixo do qual a mortalidade durante a lactação aumenta fortemente) depende claramente da população e também muda ao longo do tempo.

Conclusão: O aumento no tamanho das ninhadas e nas taxas de sobrevivência dos leitões devido a políticas genéticas equilibradas leva a uma redução no número total de leitões mortos (ou seja, por país, por ano) coincidindo com um determinado volume de produção de porcos (ou seja, com um determinado número total de leitões desmamado).

Zak LJ, Granados CA, Lewis CRG. Genetic and phenotypic time trends of litter size, piglet mortality, and birth weight in pigs. Frontiers in Animal Science. 2023; 4. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fanim.2023.1218175

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista