X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos da suplementação com glicerina, vitamina C e niacinamida nas características da carcaça e qualidade da carne suína

A suplementação com glicerina, vitamina C e niacinamida nas dietas de suínos em terminação pode melhorar a cor, o sabor e o valor nutricional da carne.

27 Fevereiro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Observou-se que o melhoramento genético de suínos híbridos para obtenção de maior taxa de crescimento e percentual de carne magra compromete a qualidade de sua carne. No entanto, a demanda do consumidor por carne suína com cor vermelha brilhante, suculência, macia e bom sabor está aumentando. A cor da carne, influenciada principalmente pela desoximioglobina (apresentando uma tonalidade vermelho-púrpura), a oximioglobina (apresentando uma cor vermelha brilhante) e a metamioglobina (apresentando uma tonalidade marrom), pode ser influenciada positivamente pela conversão da metamioglobina em desoximioglobina e intervenções, como vitamina C e niacinamida. A regulação nutricional e as abordagens estratégicas de alimentação são reconhecidas como métodos eficazes para melhorar a qualidade da carne suína. Portanto, o objetivo deste estudo foi determinar a influência da suplementação da dieta de suínos de terminação com glicerina e/ou uma mistura de vitamina C e niacinamida nas características da carcaça e na qualidade da carne. Para tanto, oitenta e quatro leitões desmamados com peso médio inicial de 20,35 ± 2,14 kg foram distribuídos aleatoriamente em quatro grupos para um experimento alimentar de 103 dias: grupo controle; grupo suplementado com glicerina; grupo suplementado com vitamina C e niacinamida; e grupo suplementado com glicerina, vitamina C e niacinamida. Ao final do experimento, três animais por grupo foram selecionados aleatoriamente, sacrificados e amostras coletadas para análise.

Os resultados indicaram que a suplementação com glicerina, vitamina C e niacinamida aumentou simultaneamente a cor vermelha, o conteúdo de glicerol e ácido miristoleico no músculo longissimus dorsi e tendeu a aumentar o nível de aminoácidos aromatizantes, ácido linoléico, ácido linolênico e ácido erúcico, bem como como a porcentagem e densidade de miofibras tipo I nos músculos longissimus dorsi e semimembranosus. A glicerina influenciou o conteúdo de ácido erúcico nos músculos longissimus dorsi e semimembranoso, e a vitamina C e a niacinamida tiveram efeito de interação na cor vermelha do longissimus dorsi.

Conclui-se que a suplementação com glicerina, vitamina C e niacinamida na dieta melhorou a cor, o sabor e o valor nutricional da carne suína, o que contribuiu para aumentar a intenção de compra deste produto.

Deng L, Hao S, Zou W, Wei P, Sun W, Wu H, Lu W, He Y. Effects of Supplementing Growing–Finishing Crossbred Pigs with Glycerin, Vitamin C and Niacinamide on Carcass Characteristics and Meat Quality. Animals. 2023; 13(23): 3635. https://doi.org/10.3390/ani13233635

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista