O β-glucano é um polissacarídeo funcional presente em cogumelos, sementes de cereais e na parede celular de leveduras. Possui diversas funções biológicas, como fortalecer o sistema imunológico e melhorar a imunidade inata e adquirida. A vitamina E atua como antioxidante a nível da membrana celular. Quando adicionado à ração para suínos na fase de terminação, aumenta a resposta imunológica. Tudo isso pode levar a efeitos sinérgicos benéficos. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da suplementação de β-glucano e vitamina E no desempenho do crescimento, perfil sanguíneo, resposta imunitária, qualidade e sabor da carne e benefício econômico em suínos na terminação. Um total de 140 animais ([Yorkshire x Landrace]) x Duroc) foram distribuídos por cinco tratamentos. As dietas experimentais incluíram dieta basal de milho e farelo de soja com ou sem suplementação de 0,05 ou 0,1% de β-glucano e 0,02% de vitamina E. As dietas foram fornecidas por 12 semanas (fase I: 0-3, fase II: 3-6 , fase III: 6-9, fase IV: 9-12). O peso e o consumo de ração foram medidos ao final de cada fase e também foram coletadas amostras de sangue. Quatro suínos de cada tratamento foram selecionados e abatidos para determinar a qualidade da carne. O benefício econômico foi calculado considerando o consumo total de ração e o custo da ração. O sabor da carne suína foi analisado por análise de monofosfato de inosina.
Como resultado, a suplementação com β-glucana ou vitamina E melhorou o ganho médio diário e a eficiência alimentar em comparação ao grupo controle. A suplementação com β-glucana 0,05% aumentou significativamente a concentração de linfócitos em comparação com a adição de β-glucana 0,1% e o conteúdo de vitamina E no sangue foi aumentado pela suplementação com 0,02% de vitamina E. O tratamento com β-glucana 0,1% e 0,02% de vitamina E apresentou o efeito mais econômico, pois conseguiu atingir o peso de mercado com menos dias e menor custo total de alimentação. A suplementação de β-glucana ou vitamina E teve um efeito positivo na melhoria do sabor da carne suína, aumentando o teor de monofosfato de inosina. Entretanto, as características da carcaça e a qualidade da carne não foram afetadas pelo β-glucano ou pela vitamina E.
A suplementação com 1.000 mg/kg de β-glucano e 110 UI/kg de vitamina E em dietas para suínos de terminação mostrou melhor desempenho de crescimento e efeitos econômicos ao fornecer vitamina E de forma eficiente e melhorar o estado de saúde dos animais graças ao β-glucano.
Goh TW, Kim HJ, Moon K, Kim YY. Effects of β-glucan with vitamin E supplementation on the growth performance, blood profiles, immune response, pork quality, pork flavor, and economic benefit in growing and finishing pigs. Animal Bioscience. 2023; 36(6): 929-942. https://doi.org/10.5713/ab.22.0433