A ração mista fermentada (FMF, do inglês fermented mixed feed) é um produto da fermentação microbiana, que degrada os fatores antinutricionais da ração e produz componentes probióticos. A ração mista fermentada conseguiu melhorar a qualidade nutricional da ração e o desempenho de crescimento de leitões e matrizes. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da suplementação com ração mista fermentada no desempenho do crescimento, qualidade da carne, perfil de ácidos graxos musculares e capacidade antioxidante em suínos de terminação. No experimento 1, seiscentos suínos (Duroc × Landrace × Large White) foram distribuídos aleatoriamente em 3 tratamentos com 4 baias cada (50 suínos/baia). Os tratamentos dietéticos incluíram um controle (dieta basal), uma dieta basal + 5% de ração mista fermentada (5% FMF) e uma dieta basal + 10% de ração mista fermentada (10% FMF). Trinta e nove dias após o início do experimento foi avaliado o desempenho produtivo. No tratamento 2, um total de quatrocentos suínos de terminação foram distribuídos aleatoriamente em 4 tratamentos dietéticos com 4 baias cada (25 suínos/baia). Os tratamentos dietéticos foram controle (dieta basal), dieta basal + 2% de ração mista fermentada (2% FMF), dieta basal + 4% de ração mista fermentada (4% FMF) e dieta basal + 8% de ração mista fermentada (8% FMF). A duração do experimento foi de 35 dias. No final do experimento, 48 suínos dos 4 tratamentos dietéticos foram abatidos para determinação dos parâmetros de qualidade de carcaça e carne.
No experimento 1, em comparação ao grupo controle, a suplementação dietética com 10% de ração mista fermentada aumentou a eficiência alimentar, enquanto não foram observadas diferenças no grupo de 5% de FMF. No experimento 2, o peso final, o ganho médio diário e a eficiência alimentar foram maiores no grupo 8% FMF. A suplementação com 8% de ração mista fermentada aumentou a área muscular do lombo, valor a*, pontuação de marmoreio, gordura intramuscular e inosina-5′-monofosfato e diminuiu a perda por gotejamento do músculo longissimus. Quanto ao perfil de ácidos graxos no músculo e à capacidade antioxidante, observou-se que os percentuais de C18:1ω-9c, C18:2ω-6c, C18:3ω-3 e C20:4ω-6c no músculo longissimus foram maiores nos suínos do grupo de 8% de FMF. Além disso, foram observadas atividades mais elevadas de SOD e GSH-Px no soro e no músculo longissimus dos suínos do grupo FMF de 8% em comparação com o grupo controle.
Em conclusão, este estudo sugere que a suplementação dietética com ração mista fermentada melhorou o desempenho de crescimento em suínos de terminação. Além disso, os animais suplementados com ração mista fermentada melhoraram o desempenho da carcaça, os parâmetros de qualidade da carne, as proporções de ácidos graxos insaturados e a capacidade antioxidante em comparação com os suínos não suplementados com ração mista fermentada.
Hao L, Su W, Zhang Y, Wang C, Xu B, Jiang Z, Wang F, Wang Y, Lu Z. Effects of supplementing with fermented mixed feed on the performance and meat quality in finishing pigs. Animal Feed Science and Technology. 2020; 266: 114501. https://doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2020.114501