Níveis elevados de ácidos biliares no soro materno no final da gestação acarretam um risco aumentado de mortalidade fetal e doenças metabólicas na leitegada. Foi confirmado que as alterações nos ácidos biliares e os danos oxidativos estão intimamente relacionados e que o garcinol é um excelente extrato vegetal antioxidante. O presente estudo foi realizado para avaliar os efeitos da suplementação dietética de garcinol no final da gestação no metabolismo dos ácidos biliares e no desempenho das matrizes.
Métodos: Sessenta fêmeas (Duroc × Yorkshire × Landrace; segundo ou terceiro parto; n = 20) com distúrbios do metabolismo dos ácidos biliares foram divididas aleatoriamente em três grupos: dieta controle (dieta basal), dieta basal com 200 mg de garcinol e dieta basal com 600 mg de garcinol por kg de ração.
Resultados: Garcinol não teve efeito no peso e na espessura da gordura dorsal das matrizes, mas reduziu significativamente a mortalidade e o número de leitegadas fracas. Além disso, a contagem de glóbulos brancos, a atividade da superóxido dismutase, da glutationa peroxidase e da catalase no plasma das fêmeas foram superiores nos grupos garcinol em comparação com o grupo controle, enquanto o teor de malondialdeído diminuiu. A suplementação dietética com garcinol aumentou as imunoglobulinas A e G no plasma e colostro das fêmeas em comparação com o grupo controle. Além disso, a matéria seca do colostro, cinzas e extrato etéreo foram semelhantes entre os grupos, enquanto o garcinol aumentou a proteína bruta do colostro. A digestibilidade aparente no trato total dos nutrientes foi semelhante entre os tratamentos. O tratamento com Garcinol induziu uma diminuição gradual na expressão de genes envolvidos na síntese de ácidos biliares (CYP7A1, CYP8B1), absorção de ácidos biliares (NTCP, OATP1A2), secreção de ácidos biliares (BSEP e MRP2), desintoxicação de ácidos biliares (SULT2A1) e efluxo de ácidos biliares na circulação sanguínea (OSTβ).
Conclusão: Conclui-se que as matrizes suplementadas com garcinol no final da gestação atenuaram distúrbios do metabolismo dos ácidos biliares e melhoraram o desempenho das fêmeas, o estado antioxidante e o teor de proteína do colostro, demonstrando que a nutrição com extratos naturais de plantas é promissora para fêmeas com distúrbios do metabolismo dos ácidos biliares .
Wang, T., Huang, L., Xia, C., Zhou, Y., Yao, W., Zhang, L., & Huang, F. (2023). Dietary supplementation with garcinol during late gestation alleviates disorders of bile acid metabolism and improves the performance of sows and newborn piglets. Journal of Animal Science, 101, skad352. https://doi.org/10.1093/jas/skad352