Na produção de suínos, a proteína bruta (PB) na dieta costuma ser elevada devido ao uso do farelo de soja como principal fonte protéica, o que muitas vezes resulta em excesso de aminoácidos e aumento da excreção de nitrogênio, contribuindo para a poluição ambiental. Dietas com alto teor de PB também podem afetar a saúde intestinal devido à fermentação de proteínas e estão se tornando mais caras devido às mudanças climáticas e à crescente demanda por farelo de soja. Dietas com baixo teor de proteína suplementadas com aminoácidos cristalinos oferecem uma solução ao atender com precisão às necessidades de aminoácidos e, ao mesmo tempo, reduzir os níveis de PB. No entanto, o impacto destas dietas no crescimento dos suínos permanece inconsistente e pode variar dependendo da fase de crescimento. Este estudo teve como objetivo avaliar como a redução da PB com a suplementação de todos os aminoácidos essenciais afeta o desempenho em leitões desmamados, leitões em crescimento e leitões em terminação.
Métodos: Foram utilizados 90 suínos (45 machos castrados e 45 fêmeas) na fase de crescimento e 72 suínos (36 machos castrados e 36 fêmeas) na fase de terminação. Os animais, com pesos médios de 30,6 kg e 58,3 kg, foram distribuídos em três tratamentos dietéticos com seis repetições. Os tratamentos consistiram de três dietas em que o farelo de soja foi substituído por milho e aminoácidos cristalinos, o que reduziu o nível de PB em 2% em relação aos limites superiores estabelecidos para cada fase de crescimento. Esses limites foram fixados em 16% PB para ambas as fases, resultando em três tratamentos: 16% PB, 14% PB e 12% PB.

Resultados: A redução da concentração de PB na dieta não afetou o desempenho dos suínos na fase de crescimento, independente do tratamento. Porém, na fase de terminação, a redução de PB diminuiu o consumo médio diário de ração entre as semanas 3 e 6, bem como no período total de 0 a 6 semanas. Não foram observados efeitos sobre o peso corporal, ganho médio diário ou conversão alimentar.
Conclusão: A redução da proteína bruta na dieta, especialmente até 12%, parece ser uma opção viável nas fases de crescimento e terminação sem efeitos adversos no desempenho do crescimento.
Cho I, Kong C. Growth performance of pigs fed low-protein diets supplemented with crystalline amino acids at different growth stages. Anim Biosci. 2025 Feb; 38(2): 316-324. https://doi.org/10.5713/ab.24.0339