X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito da suplementação de fitase na utilização de fósforo em suínos com dieta pobre em fósforo

A fitase melhora a utilização do fósforo em suínos de terminação, mas o efeito depende do tempo dependendo da suplementação.

20 Fevereiro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Foi demonstrado que o uso de fitase em dietas para suínos melhora o desempenho de crescimento, a utilização de nutrientes e a mineralização óssea de suínos em diferentes estágios fisiológicos, ao mesmo tempo que reduz a quantidade de fósforo (P) perdida para a atmosfera. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito ao longo do tempo da suplementação de fitase na utilização de P em suínos de terminação alimentados com uma dieta pobre em P.

Foram realizados dois ensaios nos quais 96 suínos foram distribuídos em 3 dietas com 8 baias (4 suínos/baia). ). As dietas foram 3 dietas à base de milho e farelo de soja, incluindo um controle positivo com P adequado, um controle negativo com baixo teor de P e um controle negativo suplementado com fitase a 1.000 FYT/kg. Foram avaliados o desempenho de crescimento, a digestibilidade total aparente dos nutrientes, a excreção e as concentrações plasmáticas de minerais. A coleta das amostras ocorreu nos dias 7, 14, 21 e 28 no ensaio 1, e nos dias 14, 26, 42 e 55 no ensaio 2.

No ensaio 1, os suínos do grupo controle positivo apresentaram maior peso, ganho médio diário, consumo médio diário e eficiência alimentar em comparação com os animais do grupo controle negativo. Houve interação entre tempo e dieta no peso médio diário e ganho dos suínos, enquanto foi observado aumento linear e quadrático com consumo médio diário e eficiência alimentar, respectivamente, ao longo do tempo. A suplementação de fitase melhorou todas as respostas de desempenho de crescimento. Os suínos do grupo de controle positivo apresentaram maior digestibilidade aparente no trato total de P e Ca em comparação com os animais do grupo controle negativo. Não houve efeito de interação na digestibilidade total aparente dos nutrientes. A adição de fitase melhorou a digestibilidade aparente no trato total de P e Ca em comparação com os suínos do grupo controle negativo. Houve interação entre dieta e tempo no P total e hidrossolúvel excretado. Houve uma diminuição quadrática na concentração plasmática de Ca em suínos ao longo do tempo. No ensaio 2, houve um aumento quadrático no peso dos animais, no ganho médio diário e na eficiência alimentar ao longo do tempo. Da mesma forma, a inclusão de fitase melhorou todos os parâmetros de desempenho de crescimento, exceto a ingestão média diária. Com o tempo houve um aumento linear na digestibilidade total aparente da matéria seca, P e Ca. A inclusão de fitase melhorou a digestibilidade aparente total do P e Ca. As concentrações plasmáticas de P melhoraram com a adição de fitase. A suplementação de fitase no grupo controle negativo reduziu a excreção de P solúvel em água em 45%, 32% e 35% durante a primeira fase, a segunda fase e todo o período de terminação, respectivamente.

Em conclusão, a fitase melhora a utilização de P em suínos na fase de terminação; no entanto, a magnitude do efeito nas respostas pode variar ao longo do tempo.

Babatunde OO, Adeola O. A time-series effect of phytase supplementation on phosphorus utilization in growing and finishing pigs fed a low-phosphorus diet. Journal of Animal Science. 2022; 100(1): skab350. https://doi.org/10.1093%2Fjas%2Fskab350

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista