X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Suplementação com sementes de cardo leiteiro (cardo mariano) em dietas para suínos de engorda

A suplementação com sementes de cardo leiteiro (3-6%) em dietas para suínos de engorda pode melhorar a qualidade da carne e a estabilidade oxidativa.

5 Novembro 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Na concepção moderna de nutrição animal, a dieta ideal deve conter não apenas nutrientes básicos, mas também várias substâncias biologicamente ativas que promovem a boa saúde animal e levam à produção de produtos cárneos de alta qualidade. Entre as várias espécies de plantas que podem ser exploradas para alimentação animal, estão as sementes de cardo leiteiro ( Silybum marianum L.) que têm sido usados ​​principalmente em distúrbios digestivos relacionados ao fígado, por isso podem ser benéficos para suínos de engorda intensiva. Portanto, o objetivo deste trabalho foi determinar o efeito da suplementação com sementes de cardo leiteiro em dietas de suínos de engorda sobre as características produtivas, as características da carcaça e a qualidade da carne, bem como a composição da carne, gordura das costas e ácidos graxos do fígado. Para isso, 60 suínos castrados (peso inicial 25,0 ± 0,5 kg) foram selecionados para um ensaio de 100 dias. Os animais foram divididos em 3 grupos, com 20 animais em cada. A dieta do grupo controle (grupo I) não foi suplementada com cardo, enquanto os demais grupos receberam 3% (grupo II) ou 6% (grupo III) de cardo na ração.

Como resultado, durante a engorda, a adição de 3% de cardo melhorou o GMD em cerca de 2% e a adição de 6% o melhorou em 3,8%. Nenhum efeito significativo sobre o conteúdo de carcaça foi observado, mas a espessura de toucinho foi menor em suínos suplementados. Além disso, a carne suína suplementada estava mais saturada em vermelho (valores a * significativamente mais altos) e menos saturada em amarelo (valores b * significativamente mais baixos) para amostras frescas e cozidas, e a textura, capacidade de retenção de água e capacidade oxidativa melhoradas. A adição de sementes de cardo leiteiro diminuiu o teor de colesterol no músculo lombar, gordura das costas e fígado, e esses tecidos também foram caracterizados por um maior conteúdo de gordura poli-insaturada (PUFA) e uma menor razão de PUFA n-6: n-3. Sementes de cardo leiteiro também aumentaram o índice hipocolesterolêmico:hipercolesterolêmico (h:H) em todos os tecidos e reduziram os índices trombogênico e aterogênico.

Em conclusão, os níveis de suplementação com sementes de cardo leiteiro de 3 e 6% indicaram que é um aditivo alimentar útil na engorda de suínos para melhorar a qualidade da carne e estabilidade oxidativa. A dose mais alta de sementes de cardo leiteiro (6%) também pareceu ser mais eficaz em melhorar o ganho de peso, a utilização da ração, o conteúdo de PUFA nos tecidos e as capacidades antioxidantes e de retenção de água.

Grela ER, Świątkiewicz M, Florek M, Wojtaszewska I. Impact of milk thistle (Silybum marianum L.) seeds in fattener diets on pig performance and carcass traits and fatty acid profile and cholesterol of meat, backfat and liver. Livestock Science. 2020; 239: 104180. https://doi.org/10.1016/j.livsci.2020.104180

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista