Neste estudo, a capacidade de dois mini pigs Panepinto e dois suínos Yorkshire (Sus scrofa) em aprender a jogar um videogame controlado por joystick foi avaliada. Os animais foram treinados para manipular um joystick com o focinho que controlava o movimento de um cursor exibido em um monitor de computador. Os animais eram solicitados a mover o cursor para controlar alvos em parede única, dupla ou tripla posicionados aleatoriamente no monitor, e recebiam uma recompensa se o cursor colidisse com o alvo. O aprendizado do jogo exigiu um entendimento conceitual da tarefa, bem como habilidades de desempenho motor.
O desempenho final revelou que todos os animais realizaram as tarefas significativamente acima do esperado nas primeiras tentativas de contato com alvos em uma parede, o que significa que eles entenderam a associação entre o joystick e o movimento do cursor.
Esses resultados indicam que, apesar das limitações visuais e de destreza, os suínos têm a capacidade de aprender a jogar um videogame conduzindo com um joystick. Devido às limitações da metodologia do joystick, sugere-se que futuros estudos das habilidades cognitivas de suínos e outras espécies domésticas usem telas sensíveis ao toque ou outra tecnologia avançada conectada a um computador.
Croney CC, Boysen ST. Acquisition of a Joystick-Operated Video Task by Pigs (Sus scrofa). Frontiers in Psychology. 2021. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.631755