A síndrome da inflamação e necrose suína (SINS) é uma síndrome recentemente identificada em suínos que pode afetar diferentes partes das extremidades em leitões lactentes. Neste estudo, as seguintes hipóteses foram levantadas: os sinais clínicos de SINS têm equivalentes histológicos; também podem ser vistos em leitões desmamados e suínos de terminação; melhorar a qualidade da matriz e da leitegada (fornecimento de água e fibra) pode reduzir os sinais; e a obstrução intestinal em matrizes está significativamente associada a SINS em sua leitegada.
De um grupo de 123 fêmeas híbridas, as vinte melhores e as vinte piores condições foram selecionadas com base em pontuações detalhadas de bandas de coroa, solas, calcanhares, cascos e tetas. Metade das matrizes de cada grupo, juntamente com as suas leitegadas, foram mantidas em condições convencionais, enquanto o ambiente das restantes fêmeas de cada grupo foi melhorado com bebedouros, desinfecção da água e alimentação adicional com forragem e palha. No total, 115 leitões lactentes, 113 leitões desmamados e 103 suínos de terminação foram classificados com base no grau de inflamação e necrose de suas caudas, orelhas, tetas, bandas da coroa, solas, calcanhares e pés.
Os sinais clínicos de SINS estão associados a sinais inflamatórios a nível histológico. As pontuações SINS em leitões lactentes, desmamados e terminados de matrizes de baixa qualidade, mas diminuíram significativamente quando o manejo foi melhorado (ingestão adicional de fibra e água). A qualidade da fêmea teve efeitos significativos nos leitões lactentes e desmamados em condições padrão de criação. A obstrução intestinal em matrizes levou a pontuações SINS significativamente mais altas em suas leitegadas em qualquer idade. Os melhores manejos foram associadas a uma menor prevalência de obstrução. Considerando todos os fatores juntos, as melhorias na reprodução, qualidade da fêmea e obstrução explicaram 57, 67 e 45% das diferenças de pontuação do SINS em leitões lactentes, desmamados e terminados, respectivamente.
O presente estudo mostra que a SINS não se limita a leitões lactentes, mas também pode ser observada em leitões desmamados e em suínos de terminação. A obstrução intestinal em matrizes está significativamente correlacionada com SINS na sua leitegada e acrescenta uma boa ferramenta prognóstica. O fornecimento de água e fibras pode desempenhar um papel crucial na luta contra a síndrome.
Reiner G, Kühling J, Lechner M, et al. Swine inflammation and necrosis syndrome is influenced by husbandry and quality of sow in suckling piglets, weaners and fattening pigs. Porcine Health Management. 2020; 6(32) https://doi.org/10.1186/s40813-020-00170-2