O objetivo deste estudo foi determinar os efeitos da exposição à rampa durante a fase de creche, eficiência e comportamento na transição e durante o carregamento. Setenta e dois suínos mestiços desmamados foram selecionados e distribuídos aleatoriamente em 2 grupos de tratamento: FLAT (alojamento convencional de transição) ou RAMP (alojamento de transição com alimentação administrada em uma plataforma no topo da rampa). Os comportamentos registrados incluíram consumo de ração e água e interações entre os animais. O peso e o consumo de ração também foram registrados. No momento do transporte, foram registrados o comportamento e o tempo gasto na rampa de carregamento do caminhão.
Na transição, os suínos RAMP consumiram menos ração do que os suínos FLAT, mas o GMD no mesmo período não foi diferente. Os suínos RAMP comeram e beberam menos vezes e diminuíram as interações agressivas na creche em comparação com os suínos FLAT. Ao transportá-los, os suínos RAMP necessitaram de menos tempo para subir a rampa do caminhão do que os suínos FLAT (30,52 ± 10,81 s vs 58,87 ± 10,37 s, respectivamente). Nenhum efeito prejudicial foi observado durante a fase entre os alojamentos com rampas.
Adicionar rampas às baias é uma maneira simples de acelerar o carregamento de suínos, ao mesmo tempo em que oferece benefícios de eficiência e desempenho na fase de creche.
Novak BL, Young JM, Newman DJ, Johnson AK, Wagner SA. A ramp in nursery housing affects nursery pig behavior and speeds loading of market hogs. Applied Animal Science. 2020; 36(4): 574-581. https://doi.org/10.15232/aas.2019-01974