Distúrbios gastrointestinais pós-desmame podem causar grandes perdas econômicas na indústria suína. A transição é um período complexo durante o qual os leitões enfrentam a separação repentina de suas mães e devem se adaptar a um novo ambiente e uma nova dieta, que muda de leite (líquido) altamente digestível para um alimento sólido menos digerível e mais complexo. Vários métodos ou soluções nutricionais têm sido tentados para minimizar as perdas do desmame, alguns dos quais têm sido amplamente implementados na prática. Os probióticos desempenham um papel importante na regulação do eixo intestino-cérebro. Por essa razão, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de uma mistura de probióticos na dieta e um programa de alimentação líquida em diferentes densidades de nutrientes no desempenho de crescimento, digestibilidade de nutrientes e escore fecal de leitões desmamados. Para isso, um total de 120 leitões desmamados foram distribuídos aleatoriamente em 1 dos 8 tratamentos dietéticos que combinaram: energia metabólica aparente (EMA) = 3.500 kcal/kg e proteína bruta (PB) = 20% versus EMA = 3.400 kcal/kg. e PA = 19,42%; ração seca versus ração úmida; níveis probióticos de 0 mg/kg versus 300 mg/kg. Dados de diferentes parâmetros relacionados ao peso, consumo de ração e características fecais foram coletados do dia 0 ao 25.
Como resultado, observou-se maior ganho diário médio (GMD) e consumo médio diário (CMD) de ração nos animais suplementados com probióticos. A eficiência (G:F) foi melhorada quando os probióticos foram suplementados em uma dieta úmida com alto teor de nutrientes. Além disso, na eficiência (G:F) foram observadas duas interações i) entre níveis de nutrientes e tipos de ração, e ii) entre níveis de nutrientes e probióticos. Além disso, uma interação positiva em G:F foi observada entre os 3 fatores principais. Em geral, maiores GMD, CMD e G:F foram observados devido à suplementação de probióticos. Além disso, a suplementação com probióticos reduziu o escore fecal do dia 0 ao dia 5.
Esses resultados indicam que a suplementação com probióticos melhora o desempenho do crescimento e reduz a frequência de fezes líquidas. Além disso, um programa de alimentação líquida (alimentação:água = 1:1,25) pode melhorar G:F.
Zhang S, Yoo DH, Ao X, Kim IH. Effects of dietary probiotic, liquid feed and nutritional concentration on the growth performance, nutrient digestibility and fecal score of weaning piglets. Asian-Australasian Journal of Animal Sciences. 2020; 33(10): 1617. https://doi.org/10.5713/ajas.19.0473