X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Prevalência de Salmonella em suínos caipiras

A presença de Salmonella em suínos caipiras está diretamente relacionada à vegetação natural disponível, determinando a composição da microbiota intestinal.

18 Novembro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os sistemas extensivos de suinocultura estão ganhando importância como sistemas de produção de qualidade e como um padrão para o desenvolvimento rural sustentável e o bem-estar animal. No entanto, os efeitos dos alimentos naturais na epidemiologia da Salmonella são desconhecidos. Neste estudo, a presença de Salmonella e a composição da microbiota intestinal foram avaliadas em suínos tanto em granjas livres de Salmonella como em granjas com alta prevalência de Salmonella. Além disso, foram investigados os fatores de risco relacionados à presença de Salmonella.

O patógeno foi detectado em 32,2% dos animais e 83,3% das propriedades, mostrando grandes diferenças de prevalência entre as propriedades. A maioria dos isolados foram sorovares monofásicos Typhimurium (79,3%) e Bovismorbificans (10,3%) e apresentaram perfil de resistência a múltiplos fármacos (58,6%). A análise dos fatores de risco identificou a composição da ração, o tipo / variedade de vegetação disponível e a limpeza / desinfecção dos silos como os principais fatores de risco relacionados à prevalência de Salmonella. Foram encontradas diferenças claras na microbiota intestinal entre as populações positivas e negativas de Salmonella, a primeira mostrando um aumento em proteobactéria e uma redução em bacteróides. O grupo Salmonella-negativo apresentou maior abundância de produtores de butirato e propionato, incluindo Clostridium, Turicibacter, Bacteroidaceae_uc e Lactobacillus, enquanto o grupo Salmonella-positivo teve maior abundância de produtores de acetato, como Sporobacter, Escherichia ou Enterobacter.

Em conclusão, os resultados sugerem que a presença de Salmonella em suínos caipiras está diretamente relacionada à vegetação natural disponível, determinando a composição da microbiota intestinal.

Garrido V, Migura-García L, Gaitán I, Arrieta-Gisasola A, Martínez-Ballesteros I, Fraile L, Grilló MJ. Prevalence of Salmonella in Free-Range Pigs: Risk Factors and Intestinal Microbiota Composition. Foods. 2021; 10(6):1410. https://doi.org/10.3390/foods10061410

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 157235 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista